Na semana em que a cidade de Orleans comemora seu aniversário de 102 anos, o escritor orleanense José Valdir Bússolo, o Xilo, deixa mais uma de suas marcas na história do município. Acompanhado de familiares e amigos, Xilo realizou o lançamento do livro Orleans – 100 anos de Emancipação Político-administrativa, na noite de quarta-feira (26), no auditório Luiz Tadeu Librelato, anexo à Rádio Guarujá AM, em Orleans.
Presentes no evento, estiveram ex-prefeitos, ex-vereadores e políticos atuantes no município. O lançamento foi transmitido ao vivo pela emissora que sediou o evento, no programa Café com a Guarujá, conduzido pelo comunicador Robson Lunarde.
Sob o lombo de um cavalo, entregando leite em diversas residências pela cidade, Xilo já fazia amigos, com seu jeito simples e sincero de viver a vida. Plantou fumo ainda pequeno e, com isso, recebia todo amor, carinho e educação que os pais podiam lhe proporcionar. Apesar de trabalhar, não deixava de lado o lado criança, fazendo travessuras e brincadeiras.
Trabalhador, chegou a ser confundido pelo padre da época com uma máquina de cortar grama, devido à habilidade em manusear o mais novo utensílio da família, a foice de dois, bastante afiada pelo pai. “Não tinha para ninguém. Roçar era comigo mesmo”, descontraiu Xilo.
Verdade ou fruto de uma imaginação privilegiada, o escritor relembrou nos mínimos detalhes algumas das tantas passagens importantes de sua vida e emocionou os amigos que também fizeram parte da história de Xilo. “As riquezas de detalhes é que me fazem ver que foi tudo muito bom. Aprendi com cada pessoa que conheci”, revela o orleanense.
O desenho e a caligrafia sempre foram suas paixões de infância. Xilo é chargista do Jornal Hoje e encanta semanalmente os orleanenses. Desafiado pelo comunicador, Xilo fez rapidamente um rosto, utilizando um pedaço de papel, lápis e alguns números. “É questão de inspiração. Tem dia que você faz o melhor desenho, o melhor texto”, destaca.
Foi professor de Educação Física. No esporte, fez diversos amigos. Viu tempos memoráveis no futebol de Orleans, Lauro Müller e região. Já escreveu também um livro sobre algumas histórias vividas no futebol. “Era briga das boas dentro e fora de campo. Orleans sofria para ganhar dos talentosos jogadores de Lauro Müller”, relembra.
Um livro contando um pouco da vida do contagiante escritor deverá ser lançado em breve. Com 66 anos, o artista orleanense já escreve sua história e pretende lançar a própria biografia.
O livro
O autor destacou que foram aproximadamente seis anos trabalhando até a conclusão da obra. Fez viagens, telefonemas e trocou e-mails. Foram horas e horas de conversa com os ex-prefeitos do município, para traduzir em linhas o contexto político de Orleans.
Xilo esmiúça a gestão dos prefeitos e traz o crescimento da cidade para os leitores. “Acredito que é bom tirar um tempo para ler este livro. Foi feito com muito carinho, além de ser uma ferramenta de estudos para todas as gerações”, finaliza.
Colaboração: Ariel Rodrigues
[soliloquy id=”142998″]