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Data do primeiro voo é alterada pela terceira vez

Foto:Divulgação/Notisul

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Mais uma vez o primeiro voo comercial no Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, foi adiado. A nova data foi divulgada ontem pela companhia aérea TAM ao governo do estado. Os representantes da TAM explicam que por motivos inerentes à complexidade do início de operações e ao set-up de um novo aeroporto que passará a receber voos comerciais regulares, o início dos voos em Jaguaruna foi programado para o próximo dia 27 de abril. 

Inicialmente, o lançamento das operações estava previsto para o próximo dia 30. Porém esta data já foi adiada três vezes. Em 1º de outubro do ano passado o diretor de assuntos regulatórios e institucionais da TAM Linhas Aéreas, Janor Alfredo Basílio Dias, anunciou a operacionalização para voos comerciais em janeiro deste ano. Em dezembro de 2014, o governador Raimundo Colombo informou a mudança do dia para 30 de março.

A TAM será a primeira empresa aérea a operar voos regulares em Jaguaruna e, para isso, abre uma base no aeroporto. A nova operação será realizada de segunda a sexta-feira, com saída do voo JJ3927 às 15h05min do Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, e chegada a Congonhas às 16h11min. O voo de regresso JJ3930 decola às 13h12min de São Paulo e chega a Jaguaruna às 14h32min. A operação será com aeronaves Airbus modelo A319, cuja capacidade total é de 144 passageiros. 

Obra iniciou há 12 anos

A construção do aeroporto começou a sair do papel em 28 de junho de 2002. O investimento total foi de R$ 60 milhões. A pista, primeira etapa da obra, concluída em 2006, tem 2,5 mil metros de extensão e 30 metros de largura, e já há projeto para aumentar para 45 metros, tamanho necessário para receber aviões como Airbus 320 e Boeing 767. 
A segunda etapa foi a construção do terminal de passageiros, iniciada em fevereiro de 2009 e inaugurada em dezembro de 2010. E a terceira foi a abertura e pavimentação asfáltica do acesso via Sangão. A construção do terminal de cargas foi suprimida do projeto por falta de verba (em 2009, era orçada em R$ 1,7 milhão).

Estrutura

A estrutura possui pista com 2,5 mil metros de comprimento por 30 metros de largura. Conta ainda com balizamento noturno, farol de aeródromo, biruta iluminada, estação de rádio e sistema de placas de sinalização vertical luminosa, que servem para auxiliar a navegação aérea e a aproximação. Para os usuários, foi destinada uma área de 1,9 mil metros quadrados no terminal de passageiros e mais 220 metros quadrados para estacionamento de veículos. A área total do local é de 311 hectares, o que equivale a 377 campos de futebol. O acesso ao aeroporto tem extensão de 4,83 quilômetros asfaltados, ligado à BR-101, e passa por um viaduto de nível sobre a rodovia.

Com informações do Jornal Notisul