Em reunião realizada na noite desta quinta-feira (27), no auditório do Paço Municipal Dr. Francisco Xavier do Rego, lideranças do município de Lauro Müller debateram sobre a alteração da data em que se comemora o aniversário de emancipação político-administrativa de Lauro Müller, atualmente 20 de Janeiro, para o dia 25 de setembro.
Entre os presentes estavam o prefeito Fabrício Kusmin Alves, o presidente do Poder Legislativo, vereador José Antonio De Bettio, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL do município, Itamar Caciatori, além de outras lideranças como vereadores, assessores e comerciantes locais.
A sugestão foi apresentada pelo prefeito Fabrício e aprovada por unanimidade por todos os presentes. “Sempre foi comentado fazer essa alteração, mas nunca até então foi estudado de fato a possibilidade. A data de 20 de Janeiro complica as comemorações do município, pois é o período de férias nas escolas e também de muitas outras pessoas”, relatou Fabrício, que apresentou uma série de datas importantes relacionadas ao município e que poderiam ser escolhidas.
“Em uma nova data vamos poder promover mais atrações, inclusive culturais, envolvendo as escolas de nosso município e outras entidades”, sugeriu.
A nova data, 25 de setembro, é o dia em que o município foi denominado de Lauro Müller, pois até esta data, no ano de 1905, Lauro Müller era denominado de Minas.
Diante da aprovação, o Governo do Município irá elaborar um projeto de lei para ser encaminhado para votação no Poder Legislativo e oficializar a alteração da data para o próximo ano.
Comércio abrirá no dia 4 de dezembro em Lauro Müller
O tradicional feriado de Santa Bárbara, comemorado no dia 4 de dezembro, foi outro assunto discutido na reunião. A sugestão apresentada pelo presidente da CDL, Itamar Caciatori, e aprovada por todos os presentes, é para que o comércio possa abrir as portas nesta data com o objetivo de evitar a evasão dos clientes para outros municípios, tendo em vista que o feriado é apenas em Lauro Müller e Criciúma.
“Ficará a critério de cada um abrir ou não. Iremos respeitar aqueles que desejarem manter suas portar fechadas neste dia. Mas em conversa com nossos associados, a grande maioria aprova a ideia, pois se trata de uma data importante de final de ano”, destacou Caciatori.
Por Ketully Beltrame
[soliloquy id=”98632″]