A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de segunda-feira (3) foi marcada pelos pronunciamentos de representantes da sociedade orleanense. Fizeram uso da tribuna livre o governador do Distrito LD-9 do Lions Club Mário José Antônio Salvador, o comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar de Orleans, Daniel Comerlatto, e o maestro da banda Estrela do Oriente, Paulo Vick Debiasi.
Lions Club
Mário José Antônio Salvador falou sobre sua trajetória até se tornar governador do Distrito LD-9 do Lions Club. "Se estou aqui não é por acaso e nem tampouco por descaso. Trabalhar para o menos afortunado é o que faz o Lions Clube, que é a maior entidade filantrópica do mundo e tem como missão servir desinteressadamente. O meu lema é ter a alegria de servir, não apenas servir por servir e também não só as pessoas mais carentes, pois onde há uma necessidade, há um leão”.
Polícia Militar de Orleans
O comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar de Orleans, Daniel Comerlatto, utilizou a tribuna livre para fazer um balanço do primeiro semestre de 2015 com o objetivo de mostrar como o dinheiro público é utilizado para a segurança de Orleans. O efetivo é de 14 policiais militares na cidade. Cada profissional trabalha 24 horas seguidas e folga 48 horas.
Conforme o comandante, o número de policiais é considerado pequeno em relação ao número de habitantes no município. Quanto à frota, há cinco automóveis novos. Cada policial tem o kit individual com pistola, colete balístico, espargidor de gás, algema, cinto de guarnição e tonfa, conhecido popularmente como cassetete.
"Apesar do déficit no efetivo, conseguimos dar andamento no Proerd, de prevenção às drogas e à violência. Acreditamos que esse programa seja muito importante, com efeito maior que um patrulhamento ou uma operação. Quatrocentas crianças por ano são instruídas. Também damos andamento ao programa Viagem Tranquila. Quando um cidadão vai viajar, ele se cadastra e a polícia faz rondas diárias no local em que a residência está localizada. Nenhum das residência cadastradas foi alvo de crime durante o patrulhamento".
Segundo Comerlatto, também é realizada o rádio patrulhamento, que é o acionamento através do 190; as rondas escolares, com policiamento na entrada e saída das escolas, garantindo segurança ao ambiente escolar; e o policiamento ostensivo a pé e motorizado. "Todo ano nossos policiais passam uma revitalização. Nele são abordados direitos humanos e outras técnicas. Em relação à receita, temos dois convênios no município e o convênio de trânsito, em que um parte do valor das infrações de trânsito é revertida para manutenção de viaturas e fardamentos”.
Comparação entre os resultados dos dois últimos semestres:
Aumento de 36% de prisões; Termo Circunstanciado se mantiveram; número de veículos furtados duplicou; praticamente todos os veículos furtados foram recuperados; abordagem de pessoas em atitudes suspeita duplicou; aumento de tentativa de furtos de 3 para 7; aumento de furtos consumados de 2 para 11; aumento de furtos em estabelecimentos comerciais de 5 para 12; diminuição de furtos em residências; aumento de prisões por embriaguez ao volante; redução de veículos recolhidos; redução de acidente de trânsito com danos materiais; redução de acidente de trânsito com lesão corporal; aumento de 20% de infrações de trânsito; aumento de apreensões de cocaína de 3 para 13; aumento de apreensões de maconha de 4 para 18; 15 apreensões de crack, gerando aumento de 650%.
"O que foi possível perceber é que há uma relação entre o uso de drogas e os furtos no município. Sempre que prendemos um indivíduo por furto a veículo ou residência, inevitavelmente, ele é apreendido com drogas, principalmente com crack, além de ter passagens por posse de drogas. É necessário abrir os olhos para essa situação, é necessário que a sociedade esteja abraçada para combater isso".
Vereador empossado
O vereador Edésio José Marchioro foi empossado na sessão ordinária do dia 3 de agosto. A vereadora Claudia Escaravaco Zomer está de licença desde 24 de julho por um período de 120 dias para tratar de assuntos particulares.
Ordem do Dia
Foi aprovado por unanimidade em segunda votação o Projeto de Lei Complementar nº 7, de 23 de junho de 2015, que visa a criação de três vagas de auxiliar de saúde bucal no quadro de servidores efetivos, com remuneração de R$ 1.720,59 e jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Também foi aprovada por unanimidade a indicação nº 30/2015, de autoria do presidente da Casa Legislativa, vereador Mário Coan, para que o Poder Legislativo faça uma Moção de Repúdio à proposta do Governo do Estado de Santa Catarina em centralizar o atendimento dos serviços do Samu, gerando em torno de quinhentas demissões e tornando precário o atendimento da saúde pública catarinense.
[soliloquy id=”139088″]