Segurança

Dados apontam aumento no índice de criminalidade em Tubarão e região

Foto: Divulgação / Notisul

Foto: Divulgação / Notisul

Dados revelam que no primeiro quadrimestre deste ano, em média 100 ocorrências policiais foram registradas por dia, 7% a mais que no mesmo perído no ano anterior. Os sucessivos homicídios, assaltos e furtos em Tubarão e região tem deixado a população amedrontada. Lojas, supermercados, padarias, postos de combustíveis, farmácias, residências e pedestres são os principais alvos.

Este ano foram registrados 14 homicídios na região. Tubarão lidera com sete assassinatos, contra dois ocorridos no mesmo período do ano passado. Neste mês duas mortes foram contabilizadas na mesma semana, em um intervalo de três dias.

O aumento da criminalidade reflete na ocorrências atendidas pelos oficiais do  5º Batalhão de Polícia Militar da Cidade Azul. “Registramos desde janeiro até o mês passado 12 mil ocorrências policias. Uma média de três mil por mês, com 236 flagrantes e 340 pessoas conduzidas pelas viaturas até a delegacia. Dentro desta quantidade já realizamos 3,8 mil operações policias. No ano passado foram 34 mil ocorrências, cerca de 2,8 mil por mês”, explica o tenente coronel Giovani Silveira do Livramento.

O oficial destaca que a PM do município trabalha intensamente para conter a atual situação. “Adotamos novas mudanças no setor. Temos um aumento do efetivo nas ruas nos horários de maior incidência dos crimes, que são entre 18 e 24 horas. Também estamos com mais motocicletas e bicicletas em rondas e montamos constantemente barreiras. Já tiramos de circulação até o momento 14 armas de fogo e estamos na rua 24 horas por dia”,  informa Giovani.

Aumento da criminalidade

O comandante do 5º BPM, Giovani considera o aumento dos crimes em Tubarão atípico . “Infelizmente a lei em muitos casos não contribui para diminuir a violência. Ao determos um bandido, a justiça acaba optando por outras alternativas e este mesmo sujeito volta as ruas para cometer novos crimes. Nosso trabalho é seguir a legislação e por isto muitas vezes somos injustiçados”, lamenta Giovani.

Prevenção

O presidente do Conselho de Segurança de Tubarão – Comset, Maurício da Silva, destaca que mais importante que a repressão é prevenção. Dezesseis frentes de trabalho foram propostas pela entidade.

“Para diminuição dos índices de violência em nossa região já apresentamos medidas que não evoluíram porque ainda impera a pedagogia da tragédia (mobilização após uma tragédia) e a péssima representação política. O desenvolvimento com segurança é possível se houver o firme propósito das autoridades para colocar a vida acima dos lucros de poucos e a participação da sociedade na concepção e execução de projetos de prevenção”, aconselha Maurício.

Homicídios em Tubarão

1 – Mariana Matei, de 15 anos, assassinada no dia 30 de janeiro. (Autor preso)

2 – Eduardo Silveira Marcolino, de 43 anos, assassinado no dia 22 de março. (Autor preso)

3 – Bruno Silveira, de 19 anos, assassinado no dia 29 de março.

4 – Kátia Pacheco Ambrózio, de 38 anos, assassinada no dia 05 de abril.

5 – Adilson Silveira Júnior, 21 anos, assassinado no dia 08 de abril.

6 – Cláudia Mattos Kock, de 36 anos, assassinada no dia 2 de maio.

7 – Gelson Moraes Rogério, 17 anos, assassinado no dia 5 de maio.

Assaltos

Conforme o site Notisul, o assalto mais violento neste ano ocorreu na última semana por volta das 17 horas quando uma dupla entrou no Supermercado Machado, no bairro São Clemente, em Tubarão, anunciou o assalto e exigiu o dinheiro de dois caixas.

Um dos bandidos carregava uma mochila, portava uma arma e estava de capacete preto. O outro usava uma balaclava e segurava um capacete rosa. Após roubarem o dinheiro, na tentativa de fuga, o homem que estava na motocicleta no banco do carona disparou dois tiros em direção ao supermercado. Uma bala atingiu o ombro de uma fiscal de caixa, que passa bem. O valor do montante roubado dos caixas não foi divulgado.