Geral

Da Terra às Estrelas: Conheça o Delta II

Foto – NASA

O Delta II foi um foguete desenvolvido pela McDonnell Douglas, mais tarde pela Boeing e pela United Launch Alliance, que fez sua estreia em 1989. Durante quase 30 anos, o Delta II foi um pilar confiável da exploração espacial, tendo seu último lançamento realizado em 2018, totalizando 155 lançamentos bem-sucedidos.

O projeto do Delta II teve início na década de 1980 e seu primeiro lançamento aconteceu no Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos. Com uma altura de 38,2 metros, o Delta II foi uma verdadeira obra-prima da engenharia espacial, capaz de transportar cargas de 891 kg a 2.142 kg para órbitas geoestacionárias, e de 2,7 a 6 toneladas para órbitas de baixa altitude.

Entre as inúmeras missões que o Delta II possibilitou durante seus anos de atividade, destacam-se o lançamento dos rovers Spirit e Opportunity, que exploraram a superfície de Marte e enviaram dados valiosos sobre o Planeta Vermelho. O foguete também foi responsável pelo lançamento de satélites de navegação GPS, essenciais para a navegação moderna, bem como satélites meteorológicos e de observação da Terra que melhoraram nossa compreensão do clima e das mudanças ambientais.

Em 2018, o Delta II se aposentou oficialmente com o lançamento do satélite ICESat-2 da NASA, marcando o fim de uma era significativa na história da exploração espacial. Embora tenha sido aposentado há 6 anos, o Delta II deixou um grande legado e uma marca indelével na história da exploração espacial, provando que a determinação e a inovação humana podem nos levar das profundezas da Terra às vastidões do cosmos.

Fontes consultadas:

WIKIPÉDIA. Delta II. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Delta_II. Acesso em 26 nov. 2024.

WIKIPÉDIA. Mars Exploration Overs. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Mars_Exploration_Overs. Acesso em 26 nov. 2024.

Notícias Relacionadas

Igreja é furtada em Criciúma; Criminosos arrombam cofre

Ocorrência foi registrada nesse domingo (06)

Gripado, Zé Ricardo desfalca o Tigre em treino

Zé Ricardo foi orientado a ficar em casa para se recuperar

Morro dos Cavalos é liberado 16 horas após explosão de caminhão; veja situação do trânsito

Trânsito segue lento e bombeiros recomendam cautela aos condutores no trecho atingido pela explosão do caminhão-tanque no Morro dos Cavalos

Criciúma conhecerá adversário da Copa do Brasil na quarta-feira

Tigre está na terceira fase da Copa do Brasil