Educação

CyberSatc traz palestrantes de renome nacional para falar sobre segurança digital

Evento ocorre de 24 a 26 de setembro, no AM Master Hall, em Criciúma

Foto: SATC

Especialistas reconhecidos nacionalmente na área da cibersegurança estarão reunidos no CyberSatc, evento gratuito promovido pela Satc de 24 a 26 de setembro, no AM Master Hall, em Criciúma. Entre os palestrantes estão Daniel Dalalana, Marcelo Malagutti, Mateus Buogo e Meirylene Avelino. Intuito é levantar discussões sobre as principais tendências e desafios da segurança digital no Brasil – e no mundo.

No primeiro dia, Daniel Dalalana, CEO da WSS Security e PhD em Ciência da Computação, abrirá o evento com a palestra “(In)Segurança da Informação: um movimento, muitas possibilidades”. Logo após, Marcelo Malagutti, assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e secretário-executivo do Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber), trará insights sobre “Cibersegurança: oportunidade e desafios”.

A programação segue no dia 25 com Mateus Buogo, diretor de operações da Desec Security, que conduzirá uma palestra focada em segurança ofensiva. O tema da conversa é “Segurança ofensiva, afinal o que é isso?”.

O encerramento, no dia 26, será feito por Meirylene Avelino, analista sênior de Segurança da Informação da Globo. A palestra “O golpe está aí, só cai quem não sabe que é golpe”, abordará fraudes digitais e estratégias de proteção.

Satc busca ser referência em cibersegurança

O evento é parte de uma iniciativa mais ampla da Satc, que busca ser referência em segurança digital. De acordo com o coordenador de cibersegurança da instituição, Anderson Farias, a Satc está em processo de homologação para se tornar o primeiro CSIRT educacional de Santa Catarina, em parceria com o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O CSIRT (Computer Security Incident Response Team) será responsável por monitorar e responder a incidentes de segurança digital. “Estamos investindo fortemente para nos tornarmos referência nesse campo, e a homologação como o primeiro CSIRT educacional de SC é um passo crucial nessa direção. Com essa parceria estratégica, aumentaremos a proteção interna da Satc, e também poderemos oferecer suporte especializado a empresas da região”, destacou.

Inscrições para o CyberSatc

O CyberSatc é gratuito e aberto para comunidade em geral. Interessados devem se inscrever online nos seguintes links:
– Acadêmicos da UniSatc (graduação e técnico)

– Comunidade em geral

Programação

24 de setembro

– (In)Segurança da Informação: um movimento, muitas possibilidades – por Daniel Dalalana, CEO na WSS Security; PHD in Computer Science

– Cibersegurança: oportunidade e desafios – por Marcelo Malagutti, Assessor Especial do GSI para Cibersegurança e secretário-executivo do CNCiber (Comitê Nacional de Cibersegurança).

25 de setembro

– Segurança ofensiva, afinal o que é isso? – por Mateus Buogo, diretor de operações na Desec Security.

26 de setembro

– O golpe está aí, só cai quem não sabe que é golpe – por Meirylene Avelino, analista de Segurança da Informação Sênior da Globo.

Notícias Relacionadas

Criciúma perde para o Vitória-BA e se complica na Série A

Mais de 12 mil torcedores viram mais uma derrota do Criciúma na classificação

O Impacto da Revolução Mexicana na Sociedade Moderna

Homem cai em golpe ao tentar comprar freezer por rede social

Um boletim de ocorrência foi registrado, e a PM de Criciúma está investigando o caso para responsabilizar os envolvidos

69% das rodovias de SC estão em estado regular, ruim ou péssimo, aponta pesquisa

A pesquisa aponta que seriam necessários R$ 3,36 bilhões em investimentos para melhorar as rodovias estaduais e federais que cortam o Estado.