Objetivo do programa é atender aqueles que se encontram em conflitos internos, depressão, solidão e que precisam conversar
O Centro de Valorização a Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio de forma voluntária e gratuita. As ligações podem ser feitas através do 188 a nível nacional, 24h por dia e as conversas são mantidas em total sigilo, objetivando a prevenção ao suicídio.
Este trabalho foi idealizado no ano de de 1962, na cidade de São Paulo, por um grupo de jovens que perceberam a necessidade de ter alguém para conversar. De acordo com um dos voluntários do CVV, Paulo José Borges, as relações humanas nos dias atuais se encontram cada vez mais estreitas. “As pessoas estão focadas no telefone, no trabalho, nos afazeres e muitas vezes sequer fazem as refeições juntas”, comenta.
Para Paulo, o trabalho prestado por eles é fundamental. “Muitas vezes não percebemos que ao nosso lado alguém sofre. Assim se dá a importância de as pessoas terem um telefone, de três dígitos, completamente gratuito, de qualquer lugar e telefone, seja convencional, residencial, público ou celular”, destaca.
Colaboração de Maria Henrique Leandro