A Unesc foi mais uma vez reconhecida pela sua qualidade. Agora com o resultado das notas dos seus cursos de graduação expresso por meio do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do CPC (Conceito Preliminar de Curso). Quatro dos cursos da Universidade, que fizeram a prova em 2012, subiram a nota do CPC. Ciências Econômicas e Psicologia, inclusive, foram muito bem conceituados, com nota 4, quando o máximo é 5. Secretariado Executivo e Tecnologia em Processos Gerenciais subiram para 3.
"Uma das metas da Unesc é termos o CPC no mínimo 4, nos cursos de graduação. Estamos satisfeitos com o trabalho coletivo e convictos de que podemos alcançar a meta de conceito 4 a cada triênio avaliativo", destacou a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira.
Enade/CPC
O Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) foi instituído pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004 e é formado por três componentes principais: avaliação da Instituição, do curso e do desempenho do estudante (Enade).
O Enade é um componente curricular obrigatório e para cumprí-lo os concluintes da graduação devem prestar uma prova, elaborada de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, para então realizarem a colação de grau e receberem seu diploma. Ele é um dos componentes da nota do CPC (Conceito Preliminar de Curso), utilizado pelo MEC (Ministério da Educação) para avaliar os cursos das universidades.
O CPC também leva em conta a infraestrutura e instalações da universidade, o corpo docente, a organização didático-pedagógica, o questionário do estudante e os dados do censo da educação superior.
Colaboração: Davi Carrer/Assessoria de Imprensa da Unesc