O criciumense Fábio Fernandes Alves viu em um ano sua vida se transformar por meio da qualificação profissional. Ele foi um dos 16 profissionais que conquistaram o diploma do curso de solda promovido pela empresa Librelato em parceria com o Senai de Criciúma. Mais do que o diploma, Fábio saiu com a garantia de emprego na empresa.
“Em menos de um ano já realizei um curso de elétrica que incluiu o curso de NR10 e NR35 e por último conclui este de solda. Todos no Senai de Criciúma. Foi uma ótima oportunidade para me colocar no mercado de trabalho e uma chance de ter um diferencial”, garante Fábio.
O curso de Solda foi realizado pelo Senai por meio de uma solicitação da empresa Librelato que buscava no mercado profissionais com qualificação para integrar o quadro de funcionários. “O curso contou com 60 horas teóricas e mais 40 horas práticas. Todos os 16 alunos que concluíram o curso já foram encaminhados para o trabalho na Librelato. Esta parceria surgiu com o objetivo de suprir uma demanda que está em falta no mercado, a mão de obra qualificada”, explica o coordenador da área de eletromecânica do Senai, Jeremias Santana Tavares.
Durante o curso, além de oferecer os equipamentos de proteção individual aos participantes, a Librelato subsidiou 50% do custo total do curso a todos os alunos.
De acordo com a gerente de Gestão de Pessoas da Librelato, Ivanize Bez Batti Gonçalves, os participantes que tiveram 80% de aproveitamento no curso e foram contratados, serão integralmente ressarcidos pela empresa o valor investido na inscrição. “A Librelato sempre teve um histórico de escola com a comunidade e esta foi uma maneira de captar mão de obra qualificada para a empresa. Ao todo, serão cinco turmas de 20 alunos”, esclarece. “O próprio professor do curso foi um funcionário da Librelato para que pudesse repassar aos futuros profissionais as necessidades da empresa”, complementa Ivanize.
A próxima turma do curso realizado em parceria com a Librelato e Senai iniciará nesta semana.
Colaboração: Jéssica Pereira / Novo Texto Comunicação
[soliloquy id=”294573″]