As aulas, no modo básico e avançado, ensinam os estilos de danças do Rio Grande do Sul, como vanerão, vaneira, bugio, valsa, rancheira, chamamé e xote
Dentre as manifestações culturais de Orleans está gosto pela cultura gaúcha. A cidade conta com o CTG Barriga Verde, centenas de cavaleiros, calendário com bailes gaúchos o ano inteiro, e milhares de pessoas que apreciam a cultura e a dança gaúcha.
Para incentivar essas manifestações, a administração municipal, por meio do departamento de Cultura, inicia na segunda-feira (04), o curso de danças gaúchas para inciantes no Galiano Zomer, e, o curso avançado na quinta-feira (08), no centro de idosos. Ambos com inscrições gratuitas.
A responsável pelo departamento de cultura Ane Bagio, explica que o curso que a prefeitura oferece, não exige pré-requisitos: “é muito divertido e todos podem aprender a dançar, em qualquer idade, desde as crianças até os idosos,”. Ela lembra que em 2017 a prefeitura já fez esse investimento com grande sucesso.
O instrutor do curso João Portela, do RS, diz que admira a cidade de Orleans por ser “evoluída”, e que é “muito bonito” quando lideranças municipais investem em cultura. A dança é importante para a convivência em sociedade fazendo naturalmente a pessoa interagir, e até perder a timidez. “Na minha história de professor já aconteceu muita coisa, e, não raro, escuto depoimento de casais que estavam mais próximos, depois que iniciaram as aulas”. Ele diz que já teve até caso de casamento que nasceu durante o curso.
O curso é ministrado pelo instrutor e a equipe do fundador do Grupo Raízes, João Portella e o aluno não precisa possuir trajes típicos para participar das aulas. “Serão 10 aulas práticas e, no final, faremos um baile de formatura”, explica o instrutor.
Para mais informações, o telefone é 99926-3842.
Colaboração: Robson Lunardi – Assessor de Comunicação da Prefeitura de Orleans