Com sala de aula cheia, iniciou na noite de terça-feira, dia 17, o curso de Mestre de Obras no Balneário Rincão. A qualificação gratuita é oferecida pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal. No município foram ofertadas 20 vagas para o curso, que tem carga horária de 300h/aula, e deve durar cerca de seis meses.
As aulas teóricas, que acontecem na escola Arroio Rincão, serão todas as terças, quartas e quintas-feiras, e as práticas ocorrem no campus do IFSC, em Criciúma. A diarista Luciana Florentino Martins, que trabalha com limpeza de obras, é a única aluna mulher no Rincão. “Já fiz o curso de zeladoria, que me ajudou um monte, e peguei o gosto pela obra com algumas aulas práticas. Nós somos mais detalhistas, fazemos com mais capricho”, destacou a moradora da Lagoa dos Freitas, de 35 anos, que quer passar pro outro lado da obra e colocar a mão na massa.
A secretária de Educação Maria Canever e a articuladora do Pronatec no município, Ariana Oliveira, acompanharam a aula inaugural, que contou ainda com a participação de alguns dos professores que irão ministrar o curso. Maria destacou a importância da qualificação da mão de obra, que gera emprego, renda e movimenta a economia, trazendo crescimento para o município. Ariana agradeceu a parceria com o IFSC e destacou que essa capacitação vem ao encontro da demanda existente no município.
Colaboração: Lariane Cagnini