O aluno que solicitar a bonificação de incentivo regional terá um acréscimo de 20% na nota final. O objetivo é incentivar os médicos a atuarem na região Sul.
A Associação Empresaria de Araranguá e Extremo Sul Catarinense – ACIVA recebeu, nessa terça-feira (8), uma comissão do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina– UFSC, campus Araranguá. Em reunião, a UFSC revelou um importante incentivo aos alunos da região Sul, que irão ingressar na primeira turma do curso a partir de 2018.
Por meio da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidade – SAAD, foi publicada a portaria 011/2017, que define a aplicação de um bônus de incentivo regional no vestibular do curso de Medicina. Em dezembro deste ano, abrirá 60 vagas. A pro-reitora do SAAD, Francis Tourinho, explica o objetivo da ação.
“O projeto acadêmico do curso incentiva a inserção dos estudantes na rede de serviços de saúde desde o início e a interiorização da mão de obra, visto que hoje grande parte dos formados em medicina querem trabalhar em capitais e/ou grandes centros”, disse. “E a ideia com esse bônus é contemplar a população do Sul do estado. Principalmente, que esses profissionais, depois de formados, atuem na região, trabalhando em hospitais, clínicas, postos de saúde etc”, completou.
O vice-presidente da Aciva, Beto Sasso, elogiou a iniciativa do SAAD. “Desde que começou a movimentação para a implantação do curso de Medicina em Araranguá, sempre houve uma preocupação com a formação dos profissionais. E a bonificação para os alunos da região Sul é um grande incentivo da UFSC, para motivar os futuros médicos a atuar em nossa região”, comentou.
Como funciona a bonificação
A portaria 011/2017 define o acesso de candidatos que terão o argumento de inclusão regional. De acordo com o professor do curso de Medicina, Paulo Marcondes, o bônus poderá ser requisitado no momento da inscrição para o vestibular. “O aluno não precisa ter nascido na região Sul. Basta ter se formado no ensino médio, em uma escola pública ou privada, localizada em uma das cidades que estão sendo contempladas pela ação”, pontuou.
O aluno que solicitar a bonificação de incentivo regional, terá um acréscimo de 20% na nota final, seja pelo vestibular da UFSC ou pelo Sisu (ENEM). “Se o aluno tirou 100 no vestibular, por exemplo, a nota dele será de 120, com a bonificação do incentivo regional”, explicou. No entanto, Marcondes ressalta que o aluno terá que comprovar, posteriormente, as informações para confirmar o bônus.
Cidades qualificadas
A portaria define as seguintes cidades, que vão ter direito ao bônus de incentivo regional: Araranguá, Armazém, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Rincão, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Cocal do Sul, Criciúma, Ermo, Forquilhinha, Grão Pará, Gravatal, Içara, Imaruí, Imbituba, Jacinto Machado, Jaguaruna, Laguna, Lauro Müller, Maracajá, Meleiro, Morro da Fumaça, Morro Grande, Nova Veneza, Orleans, Passo de Torres, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Praia Grande, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, São Ludgero, São Martinho, Siderópolis, Sombrio, Timbé do Sul, Treviso, Treze de Maio, Tubarão, Turvo e Urussanga.
Colaboração: Multi Comunicação
[soliloquy id="234718"]