Geral

Cultura Mamoeira inicia série de apresentações em abril com foco na tradição local do Boi de Mamão

A apresentação começa às 8h15, e ao todo serão seis encontros ao longo do mês de abril

Foto – Divulgação

O Coletivo Cultura Mamoeira, de Criciúma, inicia amanhã, segunda-feira (07/04), no Bairro da Juventude, uma nova série de apresentações de Boi de Mamão em instituições educacionais da cidade. A apresentação começa às 8h15, e ao todo serão seis encontros ao longo do mês de abril, levando a brincadeira popular a diferentes públicos e territórios do município.

Conforme os integrantes do grupo e coordenadores do projeto, Quetlin da Silva Silveira Apolinario e Vinicius da Silva Martins, o Cultura Mamoeira nasceu com a ideia de que a cultura do Boi de Mamão voltasse a circular na região. “Nas nossas pesquisas, descobrimos que o Boi de Mamão, durante muito tempo, ficou restrito às escolas e que os grupos mais antigos já não estavam mais ativos. Quando fundamos o Cultura Mamoeira, tínhamos esse compromisso: além de ser um grupo de teatro, ser também um grupo para auxiliar a produção nas escolas, até pela nossa formação como professores”, comentou Vinicius.

Para Quetlin, a circulação vem como forma de apresentar a pesquisa realizada em 2024, durante a execução do prêmio recebido pelo Edital Estadual Elisabete Anderle. O grupo fez um levantamento de como era a tradição do Boi de Mamão em Criciúma e região, e o resultado foi a montagem do espetáculo que agora será apresentado nas escolas e instituições de ensino. “Esse espetáculo foi montado com as raízes do nosso Boi de Mamão — aquele que está presente nas escolas, na APAE, e em outros espaços — para que as pessoas tenham acesso a essas brincadeiras de boi”, relata.

Entusiasmados, os integrantes lembram que a circulação da chamada “brincadeira de Boi de Mamão” nas escolas é viabilizada por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Governo Federal, por meio do Edital Municipal da Fundação Cultural de Criciúma. “Queremos que conheçam a cultura do boi daqui e que ela volte a circular entre as pessoas”, afirma Vinicius.

Cronograma de apresentações

07/04 – Bairro da Juventude, às 8h15 e 13h30;
12/04 – Festa da Família da Escola Estadual Heriberto Hülse, às 9h;
14/04 (segunda-feira) – Escola Municipal Francisco Skrabski, às 14h;
16/04 (quarta-feira) – CRAS Próspera, às 9h;
28/04 (segunda-feira) – APAE Criciúma, às 14h.

Notícias Relacionadas

Criciúma conhece datas de mais oito jogos na Série B do Brasileiro

As partidas representam da rodada 4 até a rodada 11.

Criciúma acerta com pacotão de seis reforços

É possível que todos ainda passem por um processo de adaptação ao clube e testes da parte física.

Frente fria e novos temporais? Saiba como será o tempo no fim de semana em SC

Tempo instável traz novos riscos de temporais isolados no sábado e passagem de nova frente fria no domingo.

Centenário de Emancipação: Governo de Criciúma lança campanha “100 Toneladas de Solidariedade”

Ação acontecerá neste sábado, dia 12, durante a 16ª edição do Imposto de Renda na Praça Nereu Ramos.