Cultura

Cultura Indígena é tema de debate na Unesc

Ação compõe a programação da 9ª Primavera dos Museus.

“Há milhares e milhares de anos a gente já descobriu que sem a água, sem a mata e sem os animais nós não sobrevivemos”. A fala repleta de significado do Índio Leonardo Werá Tupã, liderança indígena guarani, ocorreu nessa quinta-feira (24) na Unesc. O encontro fez parte da programação da 9ª Primavera dos Museus, dentro das ações do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski. A temática indígena seguiu até o final da tarde, com os estudantes do Colégio Unesc conhecendo um pouco mais da cultura por meio do Museu da Infância da Universidade. 

Tupã comentou que o respeito com a natureza é passado de geração a geração, desde a infância. “As crianças, quando pequenas, já têm contato com a natureza, brincam na terra e com os animais. É importante que todo o povo brasileiro tenha essa consciência. É uma das preocupações de nós líderes indígenas, que buscamos sempre que possível passar essa mensagem”, comentou.

Sobre o cuidado com a fauna e a flora, Tupã afirma que a tribo possui temporadas de caça e de descanso. “Nós sabemos quando devemos caçar, quando devemos colher e quando é a hora de esperar. A Natureza precisa de um tempo para se fortalecer e nós respeitamos esse momento”, ressaltou. 

Museu da Infância

A 9ª Primavera dos Museus: Museus e Memórias Indígenas é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Para debater o assunto, uma turma de crianças do Colégio Unesc participou de uma ação junto ao Museu da Infância nessa quinta-feira (24). Os alunos conheceram e apreciaram alguns objetos do acervo do Museu. Durante o encontro, os pequenos também participaram de uma contação de histórias indígenas, realizada pelas bolsistas do projeto.

Colaboração: Mayra Lima/Assessoria de Imprensa da Unesc

[soliloquy id=”148805″]