Evento da Prefeitura de Criciúma também contará com a presença de cubista recordista sul-americano
Resolver o cubo mágico pode ser difícil para muita gente, mas não para 200 alunos da Rede Municipal de Educação de Criciúma. O projeto Cubo Mágico, implantado este ano em escolas do Município para desenvolver o raciocínio lógico, a memória, estratégias e capacidades cognitivas, será apresentado à população, neste sábado (17), a partir das 9h30min, na Praça Nereu Ramos. Além dos estudantes criciumenses, alunos de escolas de Cocal do Sul e Jacinto Machado também participarão do evento. O Cubo Mágico na Praça é uma realização da Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
“Nós também teremos a presença do cubista recordista sul-americano de resolução de cubo mágico, Carlos de Alcântara, que fará a apresentação sobre dois skates. Foi observando o método dele que 20 professores e 200 alunos da Rede Municipal de Educação aprenderam a resolver o cubo mágico”, afirma a secretária municipal de Educação, Rose Reynaud.
Outro ponto alto do evento será a competição entre as escolas. As três equipes (formadas por quatro pessoas cada uma) que resolverem 20 cubos em menos tempo ganharão as 12 vagas para a viagem de estudos para a 31ª Feira Catarinense de Matemática, que será realizada em Joinville, no dia 29 de outubro. Uma competição interna também foi realizada entre as escolas municipais esse ano, mas com outra dinâmica. Aquela que apresentasse o maior percentual de alunos que aprenderam a resolver o cubo mágico seria a vencedora. O primeiro lugar ficou com a Escola Municipal Ângelo De Luca, do bairro Pedro Zanivan, com 54 alunos. O prêmio são 30 vagas para a viagem de estudos.
O evento contará, ainda, com um aluno resolvendo o cubo mágico com os pés e a exposição de um robô capaz de resolver o cubo, criado pelos estudantes do Colégio Maximiliano Gaidzinski, de Cocal do Sul. “No final ainda haverá uma apresentação coletiva, é uma imagem muito bonita de se ver, todos esses jovens focados nessa atividade que para alguns pode parecer apenas uma brincadeira, mas que esconde uma série de benefícios para o desenvolvimento do raciocínio”, comenta o prefeito Márcio Búrigo.
Colaboração: Bruna Borges / Diretoria Executiva de Comunicação