Além de compartilhar experiências, professor conheceu o ecossistema de inovação da Satc
Visando uma aproximação entre Brasil e Singapura, o Centro Tecnológico Satc recebeu a visita do professor Dr. Ricardo Vinícius Bof de Oliveira. Cientista de materiais e especialista na pesquisa do uso do grafeno, o professor conheceu as pesquisas realizadas no Centro Tecnológico com o uso do carvão mineral e suas possibilidades, além do ecossistema de inovação da Satc com suas startups.
O primeiro contato entre a Satc e o professor se deu em 2022, quando o reitor da instituição visitou a Universidade Tecnológica Nanyang e a startup 2DMsolutions, gerida pelo professor. “Ele está trazendo agora uma aproximação com o ecossistema de inovação de Singapura, com fundos de investimento, aceleradoras, e eu acho que isso é fundamental pra gente seguir adiante nos nossos projetos aqui de inovação”, comenta o reitor da UniSatc, Carlos Antonio Ferreira.
A visita faz parte do processo de relacionamento da Satc Negócios com empresas e startups, além de avançar nas pesquisas que fazem parte da Transição Energética Justa. “É uma visita muito importante, ele tem uma vivência bem interessante. Desde a concepção de uma startup até o êxito, até a saída dela. Então, tem uma excelente experiência internacional, excelentes relações. Então é tudo que vem ao encontro do que a gente está esperando. Foi uma visita proveitosa e valiosa”, afirma o reitor.
Ricardo Vinicius Bof de Oliveira é um cientista de materiais que atua na área de materiais poliméricos, nanomateriais e suas aplicações. Foi pesquisador da Universidade Nacional de Singapura (NUS), e desenvolveu uma tecnologia única de produção de grafeno que resultou em 2015 em uma empresa spin-off, a 2D Materials Pte Ltd (2DM).