Durante o flagrante, houve corre-corre entre os proprietários das aves; havia espécies em risco de extinção no local
Uma nova operação da Polícia Militar Ambiental, desta vez em Armazém, no Sul de Santa Catarina, apreendeu 40 pássaros, alguns em extinção, durante um torneio de canto de passeriformes. O flagrante aconteceu no último domingo (28).
A ação resultou na confecção de 23 Termos Circunstanciados e mais 16 Autos de Infração Ambiental por parte da Polícia Militar Ambiental, além de outros seis Autos de Infração por parte da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina).
A operação teve início a partir de uma denúncia. Com o chamado, os órgãos envolvidos se deslocaram ao local e conseguiram flagrar o crime ambiental. Em poucos dias, esse é o segundo evento que foi encerrado pela Polícia Militar Ambiental e pela Cidasc.
Portaria proíbe realização deste tipo de evento
Uma portaria, atualmente, proíbe a realização de torneios como esse em razão do risco da Influenza Aviária. Os donos das aves responderão por crimes previstos no Art. 24 do Dec. 6514/2008, 29 da Lei 9.605/98, além do art. 268 do Código Penal.
Em relato, a Polícia Militar Ambiental informou que houve correria por parte dos participantes quando a guarnição chegou. No entanto, os policiais conseguiram encontrar os pássaros. Muitas espécies foram largadas em gaiolas em meio à vegetação próxima a um rio.
Pássaros devem passar por triagem
Todos os animais que estão em desacordo com a legislação ambiental, sem autorização para estarem em cativeiro, passarão por uma triagem e serão colocados em liberdade em seus habitats.
Os animais que foram apreendidos foram conduzidos à Polícia Militar Ambiental de Laguna e, posteriormente, serão encaminhados ao Hospital Veterinário da Unisul, em Tubarão. Em diligências na casa do promotor do evento, a guarnição encontrou um pássaro ameaçado de extinção.
Com informações do ND+