Gabriel Santiago tinha de 27 anos e morava há dois anos na Europa com a esposa
Centenas de brasileiros se reuniram nessa quinta-feira (21) para prestar homenagem ao criciumense Gabriel Santiago, de 27 anos, que morreu em um acidente de moto, em Londres, na capital do Reino Unido e Inglaterra, na terça-feira.
A homenagem aconteceu na cidade, onde Gabriel residia há dois anos e trabalhava como motoboy, e reuniu a sua esposa, mãe e amigos.
“Foi muito triste assistir isso. Meu irmão era muito amado por todos, onde ele passou deixou seu legado. Gabriel era amor. Ele foi forte e corajoso”, contou a irmã Camila de Souza Santiago
Segundo ela, a família agora está lutando para trazer o corpo de Gabriel para o Brasil. “Estamos aguardando respostas da esposa e da mãe dele que estão em Londres, para iniciarmos a conexão com a Inglaterra”, informou.
Os familiares criaram uma vaquinha para o translado do corpo (ajude aqui). Até o meio-dia desta sexta-feira (22), cerca de R$ 9,3 mil já havia sido arrecadados. De acordo com a irmã, os custos para o procedimento giram em torno de R$ 160 mil.
‘Não há previsão regulamentar e orçamentária para o translado’, diz Itamaraty
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), por meio do Consulado-Geral do Brasil em Londres, disse que acompanha o caso e permanece à disposição para prestar a assistência aos familiares de Gabriel, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local.
O Itamaraty também informou que, em caso de falecimento de cidadão brasileiro no exterior, os consulados brasileiros poderão prestar orientações gerais aos familiares, apoiar seus contatos com autoridades locais e cuidar da expedição de documentos, como o atestado consular de óbito.
No entanto, afirmou que o traslado de restos mortais de brasileiros mortos no exterior é decisão da família. Conforme o órgão, não há previsão regulamentar e orçamentária para o pagamento do traslado com recursos públicos.
Acidente
Segundo a Camila, o acidente, que vitimou Gabriel, ocorreu na terça-feira (19) quando ele estava a caminho do trabalho e uma van cortou a frente de sua moto. Com os ferimentos, ele acabou morrendo no local.
Com informações do ND+