Poder Legislativo

Criciúma terá Semana Municipal de Ações Voltadas à Lei Maria da Penha

O prefeito Clésio Salvaro mencionou a presença e a importância dos três poderes no evento: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Foto: Divulgação

A cidade de Criciúma vai passar a contar com a Semana Municipal de Ações Voltadas à Lei Maria da Penha nas escolas de ensino fundamental (séries finais e de ensino médio), tanto nas instituições públicas quanto nas privadas. A sanção da lei 7412/19 que institui a atividade foi realizada pelo prefeito, Clésio Salvaro, na tarde de hoje (20/03), durante Sessão Especial organizada pelo Legislativo de Criciúma, e que marcou os 75 anos de instalação da Comarca na cidade. O evento, que ocorreu no Salão do Júri do Fórum da cidade, foi proposto pelo presidente da Câmara, vereador Miri Dagostim (PP), e aprovado por unanimidade pelos vereadores.

O objetivo da Lei, que passa a valer depois da sua publicação no diário oficial eletrônico, é conscientizar as comunidades escolares, com ações que serão desenvolvidas, anualmente, proporcionando aos alunos, conhecimento e importância da Lei Maria da Penha, conscientização sobre a prevenção, combate e punição contra atos de violência sofridos pela mulher. As escolas poderão optar pela prática de palestras, estudos, e debates, entre outras ações.

Para o presidente do Legislativo, vereador Miri Dagostim, a harmonia entre os três poderes é essencial. “Nós todos temos que nos fraternizar, a começar pelos Poderes do Estado. Legislativo, Executivo e Judiciário têm de atuar em estreita harmonia, porque acima de qualquer divergência, está o interesse desta cidade”, enfatizou.

A juíza Eliza Maria Strapazzon, diretora do Foro e titular da 1ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Criciúma enfatizou que hoje foi um dia de celebração para todos que atuam na comarca e fez um agradecimento ao Legislativo pela homenagem e também pela iniciativa pelo projeto de lei nº 02/2019 que se tornou lei. “Esse tipo de violência merece a devida atenção e uma importante forma de preveni-la é pela educação. Neste sentido também agradeço a sanção do excelentíssimo prefeito municipal de Criciúma, Clésio Salvaro, por também estar alinhado conosco nesta importante iniciativa que é a prevenção à violência doméstica e contra a mulher. Para funcionamento da sociedade é necessário que os Poderes trabalhem dentro de suas atribuições, mas também em conjunto e por isto agradeço pela colaboração entre Executivo, Legislativo e Judiciário”, ressaltou.

O prefeito Clésio Salvaro mencionou a presença e a importância dos três poderes no evento: Legislativo, Executivo e Judiciário, além de entidades fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Ele lembrou que “todos temos um único propósito: melhorar a vida das pessoas”. Uma placa alusiva ao aniversário da comarca foi entregue. A banda do 28° GAC abrilhantou o evento.

Colaboração: Comunicação Câmara de Criciúma 

Notícias Relacionadas

No mês de aniversário do ECA, Conselho Tutelar de Lauro Müller faz resumo da história e ações no município

Para lembrar e celebrar o aniversário do ECA, o Conselho Tutelar de Lauro Müller montou um histórico das ações realizadas desde 1994, ano de criação do órgão no município.

Coordenador da Defesa Civil conhece ações do Plano de Contingências da Assistência Social de Lauro Müller

O Coordenador pode acompanhar os trabalhos de organização dos alimentos e kits de higiene que a secretaria está montando para distribuição a famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social.

CDL premia ações de sensibilização ambiental em escolas municipais de Lauro Müller

O Projeto do CDL na Escola teve como tema, na edição deste ano, “O que você pode fazer em defesa da biodiversidade?”.

Coronavírus em SC: Portaria define ações de enfrentamento conforme classificação de risco regional

Pela nova portaria, as regiões classificadas como Risco Potencial Gravíssimo devem atender a essas determinações imediatamente, pois o documento entra em vigor na data de sua publicação.