Política

Criciúma terá dia para homenagear Escolhedeiras de Carvão

Foto: Mariane Rodrigues

Foto: Mariane Rodrigues

Dia 1º de junho deverá ser instituído no calendário municipal de eventos de Criciúma, como o Dia das Escolhedeiras de Carvão. O PL 028/14 de autoria do vereador Edson Aurélio (PSDB) foi apreciado e aprovado por unanimidade pelos parlamentares na Sessão de ontem (9). Agora vai para sanção do prefeito Márcio Búrigo.

Intenção do projeto, conforme o autor é homenagear mulheres que passam despercebidas pelos livros de história. “Mulheres valentes, que faziam a escolha das pedras, ou seja, separavam o carvão, antes de ser transportado até a caixa de embarque. Mulheres que tinham duplas jornadas, que lhes ceifaram a juventude, mas que contribuíram de forma fundamental para o desenvolvimento da região. Eram as “mineiras da superfície”, pois não baixavam a mina, mas o trabalho delas era essencial para a logística da extração e beneficiamento do carvão”, argumentou o parlamentar. Uma Audiência Pública sobre o assunto chegou a ser realizada no Legislativo.

Um pouco de história – Na Segunda Guerra Mundial o carvão tornou-se um produto de segurança nacional, e era necessária a separação manual das pedras. Optou-se pelo emprego das mulheres e até crianças, enquanto os homens trabalhavam nas galerias do subsolo. A função de “Escolhedeira de Carvão” durou quase 30 aos, dos anos 30 até meados da década de 60. Elas só não trabalharam nas galerias porque a Organização Internacional do Trabalho não permitia. A força feminina da extração do carvão era distribuída nas localidades por Rio América, Rio Fiorita, Rio Carvão, Santana entre outras.

Colaboração: Daniela Savi