O número de multas aplicadas por infrações de trânsitos em Criciúma preocupa a Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC). Apenas em algumas Blitze realizadas no mês de janeiro deste ano, 31 condutores foram autuados por dirigirem sem habilitação.
A Autarquia alerta em função do histórico dos últimos três anos, quando no ano de 2011, 156 condutores foram multados por não estarem portando a carteira de habilitação. No ano seguinte, 110 motoristas e no ano passado 181 motoristas não puderam mais dirigir após serem pegos em blitz.
De acordo com o gerente de trânsito e transportes da ASTC, Thiago Xavier Fagundes, os motoristas que insistem em dirigir de forma irregular devem procurar o órgão competente para resolver a situação. “Nosso objetivo é conscientizar os condutores para que estejam em dia com as leis de trânsito”, comenta.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o condutor flagrado sem a carteira de habilitação deve ser autuado e enquadrado como infração gravíssima. O valor que o motorista terá de desembolsar é de R$ 574,61 reais. “Circulando com o veículo dentro das normas exigidas pela CTB, o condutor além de ter uma economia no bolso, não correrá o risco de ter, ainda, o automóvel removido”, destaca.
Fagundes ainda salienta que o condutor que apresentar perigo aos outros motoristas pode sofrer conseqüências mais graves. “O motorista terá a sua habilitação suspensa sob o risco de ser preso por seis meses a um ano ou multa”, alerta.
As blitze estão sendo realizadas em pontos estratégicos da cidade, sendo intensificada no período noturno.
Colaboração: Lucas Sabino