Política

Criciúma possui potencial para continuar a crescer

Foto: Daniel Búrigo / Clicatribuna

Foto: Daniel Búrigo / Clicatribuna

O 135º aniversário de fundação Criciúma chega num momento em que a cidade comemora conquistas recentes no âmbito econômico e vive a expectativa de dias ainda melhores para os próximos anos. Isso por causa dos investimentos previstos e a disponibilidade de áreas para incrementar ainda mais o desenvolvimento da maior cidade da região.

“Nós temos vários projetos que nos permitirá buscar recursos para obras estruturantes. Estou confiante de que 2015 será o ano em que vamos deslanchar”, considera o prefeito, Márcio Búrigo (PP). Para ele, o município deve recuperar, em breve, a posição de destaque que já ocupou quanto à geração de riquezas para Santa Catarina.

Com o Plano Diretor em vigor, o caminho para o crescimento econômico da cidade está definido: áreas às margens da Rodovia Jorge Lacerda, no Verdinho, da Sebastião Toledo dos Santos, que dá acesso a Siderópolis, e do Anel de Contorno Viário e da futura Via Rápida estão reservadas para a instalação de indústrias.

“A área no Verdinho é uma excelente opção, por estar próxima da BR-101 e por ter disponibilidade de energia elétrica. Lá quem faz a distribuição é a Coopera, que é conhecida por trabalhar com um preço vantajoso”, projeta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jader Westrup. “Mas não trabalhamos apenas para trazer novas empresas. Também trabalhamos – o prefeito preza muito por isso – para fortalecer as que já estão aqui”, acrescenta o secretário.

Melhoria na qualidade de vida

Nos últimos 70 anos, a população de Criciúma quase que multiplicou por dez. O que começou com um município com metade do número de habitantes que Içara é hoje a quinta maior cidade de Santa Catarina, com mais de 200 mil moradores. Ao longo das décadas, Criciúma não evoluiu só em tamanho. Enriqueceu e melhorou, também, a qualidade de vida. “Com o aumento do valor adicionado, aumenta também a arrecadação do município com ICMS. Com isso o prefeito tem mais recursos para investir na cidade”, ressalta Westrup.

Desde que o IBGE passou a avaliar distribuição de renda, em 1990, a situação de Criciúma melhorou um pouco. O principal índice para mensurar a qualidade na distribuição de riquezas é o Coeficiente Gini, que varia de zero (quando todos os habitantes têm exatamente a mesma renda) a um (quando um indivíduo concentra toda a renda). Em Criciúma, o índice era de 0,503 em 1991, subiu para 0,557 em 2000, e melhorou para 0,487 em 2010.

Programação começa às 20h

A Prefeitura de Criciúma e a Fundação Cultural (FCC) promovem, hoje, uma missa em ação de graças em comemoração ao aniversário. O evento na Catedral São José começa às 20h e terá a participação dos representantes das famílias fundadoras e das sete etnias da cidade.

A missa será cantada pelo Terno de Reis União das Famílias, de Balneário Rincão, e a Associação Coral de Criciúma com a participação do maestro Zedequias Senado. “A missa é um momento de agradecer por todas as conquistas que o município teve até hoje”, conta a diretora de Cultura da FCC, Solange Scotti.

Após a missa, a Orquestra Sinfônica de Criciúma fará uma apresentação, seguida do corte do bolo comemorativo, brinde e show pirotécnico.  

Com informações do site Clicatribuna