Criciúma buscou o resultado três vezes diante do Sport, na Ilha do Retiro
Sport Recife e Criciúma fizeram um dos melhores jogos da Série B 2023, na noite deste sábado (9), em Pernambuco. O time de Santa Catarina buscou o resultado três vezes e arrancou um heroico empate diante do time da casa.
Com o resultado o time foi a 45 pontos, na 6ª posição. O Tigre ainda pode perder mais posições com o término da rodada. O Sport ficou com 47 e chegou ao 5º jogo sem vencer.
O jogo
Sport Recife e Criciúma mostraram o porquê de serem dois dos grandes favoritos ao acesso à Série A de 2024. Com um jogo de muita intensidade e sob o testemunho de uma Ilha do Retiro abarrotada, os times fizeram um grande primeiro tempo de partida.
O gol do time da casa, inclusive, não demorou a sair: cruzamento do lado direito e o pequeno João Peglow subiu para tocar de cabeça no canto do goleiro Gustavo, aos 10′ de jogo. 1 a 0 e explosão do torcedor.
A resposta do Tigre não demorou: contra-ataque puxado pelo atacante Éder que rolou para Rômulo, que deu o corte no zagueiro, mas foi derrubado. O VAR foi acionado e o pênalti confirmado: Éder cobrou e fez, 18 anos depois, seu gol na Ilha do Retiro.
Dois minutos depois, no entanto, não deu nem tempo do Tigre comemorar: gol de Jorginho, após uma cobrança de lateral, em lance inacreditável por parte do time da casa.
Balde de água fria
O gol sofrido pelo Tigre, dois minutos depois, caiu como um balde de água gelada sobre os jogadores do Criciúma que claramente sentiram o tento marcado pelo time casa.
O término do primeiro tempo até rendeu uma pequena pressão do time de Tencati, mas o volume não resultou no empate.
2º tempo
O Criciúma voltou mais solto para a segunda etapa. Um pouco influenciado pela redução do ímpeto do Sport Recife que, com a vantagem no placar, optou por esperar o Criciúma dentro do seu campo.
Empate iluminado
Aos 19′ o zagueiro Wallisson Maia mandou lindo lançamento para Hygor, que recém tinha entrado, ganhar na velocidade da defesa e do goleiro para mandar para o fundo da rede do goleiro Denis.
O árbitro precisou de quatro minutos para rever o lance e, finalmente, assinalar o gol do Tigre. O empate diante do Sport Recife.
Mais um gol
A situação da primeira etapa se repetiu: depois do empate do Criciúma o Sport foi lá e abriu a vantagem a frente em dois minutos depois. Após o gol de Hygor o Sport apertou o Criciúma e passou a frente, mais uma vez. 3 a 2 em gol do volante Fabinho.
O pênalti
Aos 50′ da segunda etapa a bola chegou para o Éder que foi derrubado dentro da área. O próprio Éder foi pra bola e, dois minutos depois, converteu. Foi o terceiro (e definitivo) empate do Criciúma diante do Sport no melhor jogo da Série B 2023.
Próxima parada
O Criciúma volta à Série B do Campeonato Brasileiro no outro sábado (17), jogo diante do Mirassol, em Criciúma, a partir das 15h30. O Sport Recife joga um dia antes, na sexta-feira, em duelo agendado para às 21h30 contra o ABC. O jogo, mais uma vez, acontece na Ilha do Retiro, no Recife (PE).
FICHA TÉCNICA
Sport Recife: Denis; Eduardo, Renzo, Chico e Felipinho; Fabinho, Felipe, Jorginho (Alan Ruiz) e Peglow (Michel Lima); Labandeira (Edinho) e Vágner Love. Técnico: Enderson Moreira.
Criciúma: Gustavo; Cristovam (Claudinho), Maia, Rodrigo e Hermes; Arílson (Lohan), Rômulo (Hygor), Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel (Barreto); Fabinho (Fernando Canesin) e Éder. Técnico: Claudio Tencati.
Gols: Peglow (10/1T), Jorginho (32/1T), Fabinho (25/2T); Éder (30/1T e 52/2T), Hygor (23/2T)
Cartões amarelos: Eduardo (SPO); Rômulo, Barreto (CRI)
Local: Ilha do Retiro, no Recife (PE). Data: 09/09/2023
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA/SP); auxiliado por Daniel Paulo Ziolli (SP) e Leone Carvalho Rocha (GO). O VAR estará aos cuidados de Daiane Muniz (FIFA/SP).
Público: 24 mil pessoas na Ilha do Retiro
Com informações ND+