O tenente-coronel Evandro Fraga, comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, esteve na noite dessa terça-feira na Câmara de Vereadores de Criciúma para falar sobre as ações da polícia e sobre os trabalhos de instalação de câmeras de videomonitoramento na cidade. Os postes que vão suportar os equipamentos chegaram ainda no dia 19 de junho e, segundo Fraga, já foram fixados pontos na região da grande Próspera e na área central da cidade.
O processo de instalação das câmeras é dividido em quatro etapas e pode ocorrer de forma mais rápida com a colaboração do clima. “Identificamos pontos em que tínhamos necessidade de fixar os equipamentos, como as entradas e saídas da cidade, assim como escolas, áreas comerciais importantes, parques e praças públicas, e principalmente, estabelecimentos comerciais que foram mais de seis vezes vítimas de furto nesse período. A preocupação não é só com o funcionamento. Não vale a pena instalar uma câmera em pontos cuja melhor atuação deve ser do policial mesmo. O sistema só funcionará se tiver um agente monitorando as imagens”, ressaltou.
Depois da visita do Ciasc e da Secretaria de Estado da Segurança Pública no município para a marcação dos locais de instalação dos postes, a Celesc deverá fazer a ligação da energia elétrica. O terceiro passo é a instalação da fibra óptica e, na sequência, as câmeras propriamente ditas. A cidade será contemplada com 100 câmeras.
O comandante também salientou a importância da participação da ASTC para discutir pontos fundamentais para a cidade. “Começamos a comparar as informações das entidades. Em seguida começamos a efetuar estudos, principalmente voltados à ocorrências policiais, aglomeração de pessoas, pontos comerciais, praças e parques públicos. A cidade vai instalar 100 câmeras, mas o sistema já vai possibilitar o acréscimo de outras 100 unidades”, finalizou.
Colaboração: Dani Savi