Esporte

Criciúma garante sede dos JABS em 2017

A missão de defender a candidatura criciumense ficou por conta do prefeito Clésio Salvaro.

A vocação de Criciúma para receber eventos esportivos recebeu reconhecimento nacional neste sábado, em Vitória, no Espírito Santo.  O prefeito Clésio Salvaro apresentou em reunião do Conselho Gestor dos Jogos Abertos Brasileiros (JABS), na manhã deste sábado (11), a proposta de levar as disputas para o município. Os representantes de diversos estados elogiaram o projeto e asseguraram a maior cidade do Sul catarinense como a anfitriã da edição de 2017. O chefe do Executivo Municipal buscará agora a antecipação da realização do sonho.

Ao conhecer um pouco sobre as características, a infraestrutura da cidade e a vontade de sediar os JABS, os conselheiros enalteceram o trabalho desenvolvido pela comitiva criciumense. “A proposta apresentada, a iniciativa de vir até aqui, principalmente com o prefeito presente mostram que a cidade está a fim de fazer uma belíssima edição e isso é muito bom para o esporte”, destacou o subsecretário de Esporte e Lazer do Estado do Espírito Santo, Renato Oliveira. A Capital Capixaba, onde ocorreu o conclave, receberá os jogos este ano.

A missão de defender a candidatura criciumense ficou por conta do prefeito Clésio Salvaro. Com o apoio de um vídeo e de um projeto impresso, foram mostradas parte das instalações da cidade e o sucesso da realização das etapas estaduais dos Joguinhos Abertos, em 2010, e dos Jogos Abertos, em 2011. “Procuramos cada vez mais reforçar o investimento no esporte amador, que é onde o poder público deve atuar para proporcionar a oportunidade de pessoas a vencerem na vida. A realização de grandes eventos contribui decisivamente para a descoberta de novos talentos do esporte”, acredita o prefeito.

Criciúma vai sediar em 2012 os Jogos da Juventude Catarinense (Olesc), como reconhecimento do trabalho desenvolvido nos Joguinhos Abertos e no JASC. No maior evento esportivo de Santa Catarina, a organização da cidade recebeu 93% de aprovação. “Fizemos um dos maiores Jogos Abertos da história e queremos realizar um evento à altura da magnitude dos JABS”, afirma Salvaro.

Em reuniões anteriores, as cidades de Campo Grande e Goiânia foram garantidas pelos conselheiros como as cidades sede de 2013 e 2014, respectivamente. As capitais do Mato Grosso do Sul e Goiás estão se preparando para receber os JABS. Com esses dois estados, Criciúma tratará da possibilidade de antecipar o desejo de realizar o evento. Os Estados de Rio de Janeiro e São Paulo continuam a fila nos anos seguintes. “Tendo em vista o material consistente apresentado pela cidade, vamos conversar com a nossa secretária de Estado e o governador para ver a possibilidade de atender o pleito de Criciúma”, avisou o assessor especial da Secretaria de Esporte do Estado do Rio de Janeiro, Kléber Rodrigues.

Na missão JABS, a comitiva criciumense contou com a participação do presidente da Comissão Central Organizadora dos Joguinhos Abertos, dos JASC e da Olesc de Criciúma, Flávio Spillere Júnior, o presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, Renato Valvassori e os vereadores Itamar da Silva e Ézio Jévis Manoel.

Colaboração: João Pedro Alves