Sinais dos novos tempos em que a vacinação diminui e os tempos de festas estão de volta.
Esta próxima semana – de 16 a 20 de novembro – será a última em que o governo municipal de Criciúma ocupa o Centro Comunitário da Comunidade Santa Bárbara como sala de vacinas. A partir do dia 22 a vacinação será transferida para o antigo Laboratório Central Municipal localizado em um prédio com multifuncionalidade no centro da cidade. Esta decisão, entretanto, não é do governo e sim da comunidade católica que necessita do salão para realizar as celebrações alusivas ao dia de Santa Bárbara, a padroeira dos mineiros, que se comemora no dia 4 de dezembro.
Esta mudança tem forte simbolismo. Os locais de vacinação estão se tornado menores e menos procurados enquanto as salas de festas, que permaneceram fechadas por 19 meses, estão autorizadas a receber eventos.
Neste sábado Criciúma manteve o último dia de vacinação no salão que se tornou na principal unidade de imunização da Covid-19 neste período. Estão se vacinando adolescentes de 12 a 17 anos e adultos acima de 18 anos assim como as doses de reforço para imunossuprimidos, idosos com 560 anos e acima que tomaram a segunda dose, ou seja, que já completaram o calendário vacinal até o dia 16 de junho e os profissionais de saúde que tomaram a segunda dose até o dia 17 de maio.
Na terça-feira (16) a vacinação continua em todas as Unidades Básicas de Saúde e ainda no Salão Paroquial da Santa Bárbara, das 8h às 17h.
A Festa de Santa Bárbara, a padroeira dos mineiros, acontece todos os anos no dia 4 de dezembro, dia em que é feriado municipal em Criciúma. Uma romaria com a imagem da santa é levada de diferentes locais até a igreja que fica localizada no bairro que tem o nome como homenagem à santa. Por conta disso toda a estrutura da comunidade é usada para as comemorações e celebrações.
Com informações do site ND Mais