Geral

Criciúma aguarda decisão para continuidade dos procedimentos cardíacos

São João Batista pediu o descredenciamento. A busca é para que atendimento aconteça por mais quatro meses, até fechar o credenciamento com o hospital de Tubarão

O município de Criciúma conta desde 2006 com a habilitação do credenciamento do Hospital São João Batista para os procedimentos cardíacos. Entretanto, os serviços no hospital estão com os dias contados. Há pouco mais de um mês a direção da unidade hospitalar pediu o descredenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Nas últimas semanas representantes do Governo do Estado e a secretária do sistema da Saúde, Francielle Lazarin de Freitas Gava, participaram de diversas reuniões para que o hospital se mantenha no atendimento por mais quatro meses, até que seja firmado o credenciamento do hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão. A decisão do hospital deve ser comunicada ao Estado ainda nesta semana, sendo que o prazo para se desvincular expira em novembro.

Segundo a secretária, o prazo de quatro meses é o necessário para que a população de Criciúma não fique desassistida. “O São José também está credenciado, mas não suporta a demanda. Para nós é importante esta parceria com Tubarão para que os pacientes não precisem se deslocar até Florianópolis”, considerou a secretária dizendo que a unidade da cidade azul manifestou o interesse. Ela lembra que a resposta pode ser anunciada nesta semana, mas quanto ao credenciamento do Nossa Senhora da Conceição é um procedimento que passa pelo Ministério da Saúde.

No convênio o município tem a responsabilidade de transferir o recurso do Estado ao hospital. Além disso, os médicos cardiologistas da rede fazem os encaminhamentos, quando necessários, para procedimentos cirúrgicos. Conforme Francielle são realizados, em média, 70 procedimentos cardíacos por mês, entre cirurgias, angioplastias e marca passo.

Jussi Moraes/Decom Prefeitura de Criciúma