Grupo surgiu após o sucesso das equipes de base da Satc.
Após 15 anos sem time adulto na cidade, Criciúma voltou a ter uma equipe feminina de basquete. O projeto iniciado em maio conta com 14 jogadoras, que já se preparam para duas competições.
“Temos meninas com 17 anos que não tinham mais onde jogar. Então, como a nossa base é forte, criamos o time”, contou a treinadora da equipe adulta, Deise Bernardo da Silva.
A ideia é iniciar aos poucos a participação em competições. A primeira disputa será entre os dias 8 e 10, na Copa Santa Catarina, realizada em Joinville. Depois irão participar do Campeonato Estadual.
O time reúne jogadoras que já participaram de competições oficiais e também atletas que fazem parte da Equipe Satc na categoria sub-17. Até mesmo a treinadora das equipes de base, Luana Minotto, é uma das jogadoras do time adulto.
“É desafiador, pois preciso ser um exemplo dentro de quadra. É muito bom, porque treino elas desde o início, então sei o que pensam”, contou.
Os treinos acontecem nas terças-feiras no ginásio da Satc, das 19h às 20h30min, e quintas-feiras, entre 18h30min e 20h, na escola Humberto de Campos. Quem deseja fazer parte da equipe deve comparecer em um dos treinos e realizar um teste. “Se estiver no nível das outras meninas será muito bem-vinda”, sugeriu Deise.
Evolução
Desde 2016 a Satc possui equipes de basquete. Antes disso o projeto era coordenado pela Fundação Municipal de Esportes, contando apenas com as divisões sub-13 e sub-15.
“Depois que a equipe começou a fazer parte da Satc abrimos as categorias sub-12 e sub-17. Agora também temos o time adulto”, explanou o coordenador de Educação Física da Satc, Antonio Luiz Soratto, o Toninho.
O avanço na importância dada ao basquete feminino em Criciúma já possibilitou a ida de duas meninas para colégios nos Estados Unidos. E agora permite continuar o sonho, mesmo para quem não pode jogar nas equipes de base. “A equipe adulta mais próxima fica em Florianópolis”, destacou a treinadora.
Colaboração: Comunicação Satc