Disciplina tem como objetivo despertar autonomia e espírito empreendedor dos alunos da Satc.
Empreendedores, dotados de criatividade e inovação. Essas são as principais qualidades dos profissionais do futuro. E formar esses profissionais é o objetivo da disciplina de Tecnologias Aplicadas (TA) que está inserida na matriz curricular da Satc. As aulas começam com os pequenos já na educação infantil e seguem até o 1º ano do ensino médio. Na sala de aula, são abordados temas desde programação à segurança na internet.
A matriz curricular é baseada na Sociedade Brasileira de Computação (SBC). “Os objetivos são que os alunos sejam criativos, saibam resolver os problemas, buscar soluções e trabalhar em equipe. Esses são pontos fundamentais para os profissionais dos dias de hoje”, ressalta a coordenadora das Tecnologias Aplicadas da Satc, Andreia Mariot Scarduelli.
Na educação infantil, as crianças têm contato com a tecnologia de forma lúdica, em atividades divertidas realizadas semanalmente. No ensino fundamental I, a programação de computador começa a ser introduzida aos alunos, os conteúdos são aliados com as outras disciplinas da grade. As aulas passam a serem realizadas duas vezes na semana.
Já para os estudantes do 6º ao 9º ano, as Tecnologias Aplicadas são mais focadas em programação e algumas turmas já aprendem a trabalhar com edição de vídeo. Nem todos os projetos são desenvolvidos só em computadores. “O 7º ano, por exemplo, está focado em jogos não virtuais, como os de tabuleiro, mas ainda assim trabalham com programas de computador”, explica Andreia.
A novidade para 2019 é que os alunos do 1º ano do ensino médio também estão tendo a disciplina de Tecnologias Aplicadas. Em um projeto empreendedor, os alunos terão que desenvolver ideias seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No final do ano, cinco ideias de todas as turmas do 1º ano serão selecionadas para uma votação, a mais votada será levada para o Cocreation Satc.
Os estudantes contam com a ajuda de um professor mediador e um tutor, mas o objetivo é que eles tenham mais autonomia na hora de desenvolver o projeto. “Queremos que os alunos aprendam fazendo, não só ouvindo. É fazer com que eles se sintam valorizados”, ressalta a coordenadora.
Objetivo é despertar autonomia e criatividade
Se na escola tradicional o professor repassa o conteúdo e vai discutindo o tema com os alunos, na Satc a rotina é diferente. Uma das propostas das Tecnologias Aplicadas, disciplina ofertada desde os 3 anos no Colégio, é promover a autonomia dos estudantes.
As amigas Betina, Efigênia e Maria Eduarda têm na ponta da língua o que é um holograma, onde ele pode ser usado e como é feito. “Holograma é uma imagem tridimensional”, explica Betina Macarini Gonzales, 11 anos. “Aprendemos isso pesquisando e uma auxiliando a outra”, afirma Maria Eduarda Correa, 12.
Antes da professora Carol Pickler explicar o que era holografia, foram os alunos que partiram para a pesquisa. A proposta, desenvolvida na disciplina de Tecnologias Aplicadas (TA), procura dar liberdade ao estudante, mudando a forma de ensino e fazendo com que ele se informe sobre o tema.
“A gente trabalha com os pequenos a questão das cores, tamanho, questões espaciais, esquerda e direita, tomada de decisão e vamos até os mais velhos programando por exemplo, como desligar a luz do quarto por meio de aplicativos ou ligar a televisão com o celular em mãos”, destacou a coordenadora do projeto, Andreia Mariot Scarduelli.
O método de trabalho agradou aos alunos. “Ajudou também a pesquisar mais, a descobrir coisas novas”, comentou Efigênia Just dos Santos, 12. Em 2019, o material produzido pelos estudantes no ano passado tem ajudado novas turmas no processo de aprendizagem.
As aulas de robótica e informática sempre foram realizadas na Satc, mas desde 2018 a frequência das disciplinas foi ampliada, bem como os conceitos tratados em sala. Além disso, a faixa etária de estudantes também aumentou, com objetivo de despertar a cultura de inovação em todas as esferas de ensino.
Colaboração: Comunicação SATC