Elas são diferentes, divertidas, com detalhes especiais. Cada uma das luminárias produzidas pelos acadêmicos da 5ª fase de Design Gráfico da Faculdade Satc é única. “Deu trabalho, mas o resultado foi bem legal. Tivemos que fazer os cálculos, projetar, depois cortar e montar”, conta a acadêmica Suelen Geremias Casagrande. Junto com a colega Ana Heck, ela desenvolveu uma peça em formato quadrado, mas com articulações.
A proposta foi desenvolvida na disciplina de Modelagem 3D, com o professor Daniel Fritzen, e envolveu 24 alunos. “Eles tiveram que desenvolver o projeto 2D e 3D da luminária de bancada articulada, considerando a matéria-prima disponível, neste caso, DF cru de 3mm de espessura”, ressalta Fritzen. Com o projeto definido, foi hora de colocar a mão na massa e utilizar os equipamentos do laboratório Pronto 3D, usando a máquina de corte a laser.
Por seis semanas, as duplas se dedicaram à elaboração e finalização do projeto. “Queríamos fazer algo diferente, com animais, por isso nossa pesquisa foi nesse sentido”, relembra o acadêmico Eraldo Ferreira. Ele e o colega Gustavo Goulart criaram uma peça em formato de flamingo, com três articulações.
O desafio foi trazer a criatividade e a ideia inicial do projeto para o projeto final. Conforme o professor, essa foi a primeira vez que a prática foi adotada. “Houve uma ampla participação dos alunos, desde a etapa projeto, quanto na parte de prototipagem (corte a laser) e montagem. Analisando que foi a primeira ação neste sentido, observando os resultados finais, achei válida a experiência”, ressalta Fritzen.
Colaboração: Portal Satc
[soliloquy id=”134297″]