Segurança

Crianças reafirmam compromisso de dizer não às drogas e à violência durante formatura do Proerd, em Orleans

Crianças reafirmam compromisso de dizer não às drogas e à violência durante formatura do Proerd, em Orleans

Fotos: Ketully Beltrame / Sul in Foco

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd finalizou mais um ciclo em Orleans, com realização da formatura na noite dessa quinta-feira (22), no Ginásio Municipal Homero de Miranda Gomes.

Fundado em 2003, mais de 6 mil estudantes já passaram pelo programa. Em 2017, 320 alunos do 5º ano de 14 escolas da rede de ensino municipal, estadual e particular participaram de uma noite que, além de conscientização, levou diversão aos presentes na solenidade. Neste ano, o Proerd foi ministrado pelos policiais militares sargento Joelson Firmiano e soldado Mireli Martignago, com o apoio dos diretores e professores das escolas envolvidas.

Entre as autoridades presentes no evento, estava o 1º tenente Daniel Comerlatto, comandante da Polícia Militar de Orleans e de Lauro Müller; o prefeito Jorge Koch; secretários de Educação e de Saúde, Lindekson Resin e Luana Debiasi; procurador do Município, Mairon Eing; o presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Canever Librelato, e a vereadora Mirele Debiasi; o presidente da Subseção da OAB de Orleans, Valdir Bianco; o diretor da Associação dos Amigos de Santa Catarina – AASC, Delton Baggio; e o presidente do Conselho da Comunidade de Orleans, Arlan Aires Vieira Rodrigues.

“Vocês não imaginam como é triste para os pais verem seus filhos envolvidos com drogas e más influências. Por isso, precisamos enaltecer este programa e o sargento Firmiano e a soldado Mirele, pois fizeram com que vocês compreendam, através dos ensinamentos transmitidos, que drogas não levam a lugar nenhum. A Polícia Militar fez a sua parte ensinando as crianças a dizerem não. Agora, cabe a cada um de nós fazer a nossa parte, fazendo o possível para a construção de uma cidade melhor, sem drogas e sem violência”, destacou o prefeito Jorge Koch.

Conforme o comandante da PM de Orleans, a iniciativa reflete em uma sociedade melhor para se viver. “O Proerd é um programa que já é permanente em nosso município. Só em Orleans, mais de 6 mil alunos já se formaram. É um número bastante elevado e eu tenho certeza que o resultado disso na segurança pública resulta na diminuição do índice de criminalidade. O trabalho foi muito bem executado pelos policiais militares instrutores. Fica agora uma grande responsabilidade para os pais e, principalmente, a vocês formandos”, destacou o 1º tenente Daniel Comerlatto.

A solenidade foi conduzida pelo subtenente Dutra e pelo sargento Maxuel, que estava de aniversário e recebeu o carinho dos colegas e alunos. Músicas e brincadeiras também marcaram a cerimônia de formatura, além de premiações. Alguns estudantes foram reconhecidos pela produção de uma redação elaborada com o intuito de registrar os conhecimentos construídos durante o programa. Os alunos prestaram o compromisso Proerd e, posteriormente, os certificados foram entregues. Por fim, brindes doados por empresas parceiras também foram sorteados entre os formandos.

[soliloquy id="249428"]

Notícias Relacionadas

Ciclista morre após ser atropelado na SC-285, em Araranguá

Revólver, munições e droga são encontrados durante blitz realizada pela PMRv de Içara

Moradora é morta a facadas e R$ 5 mil são roubados, em Forquilhinha

Idoso fica gravemente ferido após ser agredido com capacete em Lauro Müller

Familiares também foram ameaçados por agressor. Com o acusado, a Polícia Militar encontrou drogas.