Educação

Crianças fazem máquinas fotográficas com caixas de leite, em Criciúma

Importância da reciclagem está sendo tratada com as crianças de cinco anos do CEI Afasc Mundo Encantado

Criatividade não falta nos Centros de Educação Infantil – CEIs da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma – Afasc. As crianças de cinco anos do CEI Afasc Mundo Encantando, com uma simples caixa de leite e um rolinho de papel higiênico confeccionaram diversas máquinas fotográficas. O resultado foi um passeio pelo CEI registrando imagens com o novo equipamento.

A ideia da reciclagem foi lançada no grupo 5B, pela professora Tatiana Borges Luz. Segundo ela, a construção da máquina teve duração de dois dias e terminou com o passeio no terceiro dia. “Esperamos um dia, pois o material deveria estar seco para o manuseio”, comentou. Para iniciar o trabalho foi feita uma conversa em sala de aula sobre materiais recicláveis e o que poderia ser feito. “Surgiu a ideia de fazermos a máquina fotográfica com: caixa de leite, rolinho de papel higiênico, tampa de garrafa pet, lã e guache”, detalhou.

A professora conta que cada criança recebeu uma caixa de leite e um rolinho para pintar. Após as caixas secas foi realizada a colagem do rolinho (lente), tampa de pet (botão) e a lã para pendurar a máquina no pescoço. O intuito da ação é mostrar para as crianças a importância de descartar de forma correta o lixo e o que pode ser usado para reciclar. “Podemos até confeccionar brinquedos ou outros objetos e assim preservar o meio ambiente”, complementou.

A coordenadora da Educação Infantil, Elen Marcelino Jaques, comenta que essas ações precisam ser realizadas nos CEIs. “Estamos em um mundo completamente digitalizado, mas as crianças precisam do lúdico, viver a fantasia com essas brincadeiras”, salientou.

Colaboração: Jussi Moraes / Comunicação Afasc

[soliloquy id=”140395″]