Em Orleans, crianças e adolescentes aprendem música gratuitamente, por meio do Projeto CRAS Music. Desde a criação, o projeto conta com a participação de 24 integrantes, que são monitorados pelo professor de violão, Eduardo Trombim, o Duda.
O músico conta que, além de aprender a tocar um instrumento musical, as crianças aperfeiçoam alguns princípios essenciais para a educação, como concentração, persistência, paciência e disciplina. “A música é como a lição de casa. Precisa ser entendida e praticada várias vezes para ser assimilada. Tenho certeza que sairão bons músicos por meio deste projeto”, afirma Eduardo.
O funcionamento do Projeto CRAS Music é mantido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, que disponibilizou 25 violões. “Este programa é mais uma maneira interessante de promover o fortalecimento de vínculos dos participantes. Acompanhamos as aulas e vimos a excelente evolução das crianças”, destaca a coordenadora do CRAS, Lucizana Lúcio, a Zana.
Uma apresentação, com os participantes do projeto, aos pais e toda população, está sendo organizada para o final do ano durante as comemorações natalinas.
Dedicado nas aulas, o garoto Ruan Laurindo de Oliveira, de 11 anos, revela que já está ansioso para mostrar as canções ao público. “Gosto muito de tocar violão e o Duda é um ótimo professor. Peguei os primeiros acordes do violão em casa com a ajuda do meu avô. Estou muito feliz aqui no CRAS Music”, afirma o aluno da Escola Cônego Santos Sprícigo.
Colaboração: Ariel Rodrigues / Comunicação Prefeitura de Orleans
[soliloquy id=”149545″]