Poder Legislativo

Criação de local para abrigar ciganos gera discussão em Içara

Iniciativa do Executivo visa a criação de um local adequado para abrigar esse grupo de pessoas, mas moradores se posicionam contrários.

Criação de local para abrigar ciganos gera discussão em Içara

Local indicado para abrigar o acampamento (Foto: Lucas Colombo / DN)

A criação de um espaço adequado para abrigar os ciganos que chegam a Içara gera debate no município. A iniciativa, de autoria do Executivo, pretende garantir condições adequadas para a realização dos acampamentos desses grupos, buscando manter as tradições deles, ao mesmo tempo em que cuida da organização da cidade. Apesar da boa intenção, a proposta não está sendo bem vista por uma parcela dos içarenses.

O local apontado para receber o acampamento é um terreno localizado entre os bairros Jaqueline e Tereza Cristina, que é utilizado, atualmente, para a criação de gado. Entretanto, os vizinhos se manifestam contrários à instalação dos ciganos nesse espaço, pois acreditam que os recursos e o local deveriam ser revertidos para a população em geral e não apenas para um grupo.

“Podiam construir ali uma creche, um ginásio de esportes, que não seriam úteis apenas para os dois bairros, mas para toda a cidade”, ressalta a assistente social Carla Carvalho, que está na organização de um abaixo-assinado contra a instalação do acampamento no local.

Para demonstrar o posicionamento contrário, os moradores dos dois bairros participaram, na noite dessa segunda-feira (26), da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Içara, buscando o arquivamento do projeto. Após uma longa discussão, os vereadores aprovaram o requerimento nº 111/2017, que solicita o agendamento de uma reunião entre o Legislativo e as Secretarias de Assistência Social e Planejamento Urbano do município, para tratar do assunto.

Escolha do local

Conforme o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, o local entre os dois bairros foi escolhido por se encaixar em alguns requisitos. “É um terreno que não fica muito afastado da cidade e que a Secretaria de Assistência Social consegue ter fácil acesso. Também não tem moradores próximos, já que o mais perto fica a uns 40 metros. Tem também vegetação, muro e cerca; então seria uma ilha para eles ficarem”, explica.

O projeto visa atender uma lei federal e internacional, voltadas ao amparo das pessoas nômades. Segundo o secretário, a Administração Municipal tem o conhecimento de que há manifestação contrária dos moradores e espera que os representantes a procure para tratar sobre o assunto.

Objetivo da instalação

De acordo com o relator do projeto na Câmara, o vereador Lauro Nogueira, a criação de um espaço adequado é fundamental para manter a organização do município, ao mesmo tempo em que proporciona qualidade de vida a essas pessoas.

“Há sempre muitas reclamações de empresas e de moradores quando os ciganos chegam à cidade e se instalam em qualquer lugar. Mas não se pode proibi-los de chegar, e sim aceitá-los. Eles têm uma cultura e é preciso respeitá-la. É necessária uma estrutura para recebê-los e dispor de meios de mantê-los. Além disso, se não der estrutura, não se pode cobrar deles também”, destaca.

O objetivo de criar o acampamento é proporcionar a essas pessoas um espaço adequado para viverem, com água, energia elétrica e banheiro, que são itens que eles nem sempre têm acesso nos outros locais onde se instalam. Uma reunião entre o Executivo e o Legislativo está marcada para a tarde desta terça-feira (27), e deve discutir ainda o projeto.

Com informações do Portal DN Sul

Notícias Relacionadas

Conselhos Municipais e fim de recesso parlamentar marcam sessão da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Sessão desta terça-feira (10), contou ainda com a votação e aprovação de cinco indicações e três requerimentos de interesse da população sulcocalense.

Vereadores aprovam proibição de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos em Lauro Müller

Também foi aprovado Requerimento para que a prefeita compareça à Casa Legislativa para esclarecer sobre problemas de abastecimento de água no Guatá.

Diretoria do CTG de Orleans apresenta prioridades e solicita recursos a lideranças políticas municipais

Entre as prioridades apresentadas, estavam melhorias na infraestrutura do parque de eventos.

OS Criciúma está concorrendo em concurso nacional de Boas Práticas

Concurso reúne vários Observatórios Sociais do Brasil e cada um concorre com alguma boa prática executada.