Mais dois projetos realizados pela administração municipal, através do Cras e Creas receberam reconhecimento nacional e foram selecionados como boas práticas no 4º Congresso Brasileiro de Gestores e Trabalhadores da Assistência Social, que acontece no Rio de janeiro de 14 à 18 de outubro.
O projeto do Cras, realizado com os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ‘Colcha de Retalhos: Pintando e Costurando Histórias’ e o projeto do Creas, ‘Despertando Talentos’, realizado com adolescentes atendidos em cumprimento à medidas socioeducativas, foram selecionados pare serem apresentados como referência na área.
O projeto ‘Colcha de Retalhos’ estimula, através da pintura, um resgate das histórias de vida mais marcantes de cada idoso participante do programa. Depois disso, as pinturas viram uma bela colcha de retalhos, que reúne os momentos e lembranças que marcaram a vida dos 43 idosos participantes do projeto.
No projeto ‘Despertando Talentos’, os adolescentes que receberam medidas socioeducativas, tem a oportunidade de descobrir novos talentos através da música, da pintura, entre outras atividades, visando reestabelecer a autoconfiança, a capacidade de reflexão e o fortalecimento de vínculos familiares.
Estes não são os primeiros projetos da Secretaria de Assistência Social a atingirem reconhecimento nacional. O projeto ‘ Carinho Estranho’, já foi apresentado como boa prática e premiado nacionalmente como projeto destaque. “A assistência social, é algo muito maior que o simples assistencialismo, é buscar formas de inserir dentro de cada pessoa o verdadeiro papel do cidadão e da sua importância para o bem estar de toda sociedade”, salienta o prefeito Ademir da Silva Matos.
Colaboração: Georgia Accordi / Comunicação Prefeitura de Braço do Norte