Segunda dose de reforço está liberada também para trabalhadores da Saúde, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.
A segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 está disponível para pessoas com mais de 50 anos e profissionais da Saúde em Santa Catarina. O anúncio foi feito neste sábado (4) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e segue recomendação do Ministério da Saúde.
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), a aplicação no novo público depende das doses disponíveis em cada município. A orientação é que o cidadão verifique na prefeitura da cidade onde mora qual a estratégia de vacinação adotada por lá.
Conforme o Ministério da Saúde, a segunda dose de reforço deve ser aplicada com um intervalo de quatro meses após o primeiro reforço. As vacinas utilizadas nesse caso são Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.
O órgão destaca, com base em estudos, que a aplicação de mais uma dose de reforço aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.
SC decreta situação de emergência
O governo de Santa Catarina decretou situação de emergência na saúde na sexta-feira (3). A decisão ocorre por conta do cenário de superlotação nos hospitais e a sobrecarga na saúde devido ao aumento do número de casos de síndrome respiratória no Estado.,
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Aldo Baptista Neto, o objetivo do decreto, que valerá por 90 dias, é acelerar as ações de contenção da alta demanda nas emergências das unidades de saúde e abrir novos leitos.
O painel do governo de SC, atualizado neste sábado (4), mostra que 85% da população do Estado está com o esquema primário de vacinação contra a Covid-19 completo.
Com informações do G1