Geral

Covid-19: Morro da Fumaça realizará testes em gestantes

Ação é mais uma realizada pelo município no combate à pandemia.

Divulgação

Em mais uma ação de combate ao novo coronavírus (Covid-19), o Governo de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria do Sistema de Saúde, irá realizar testes nas gestantes do município. A ação segue as orientações da nota técnica conjunta nº 06/2021 da Dive, do Lacen e do Daps/SPS.

Para as sintomáticas, a testagem ocorrerá em qualquer momento da gravidez da assistência ao pré-natal na Atenção Primária à Saúde (APS). Já as assintomáticas deverão realizar o teste entre a 37ª e a 38ª semana de gestação com obtenção de resultado previamente ao parto.

Na internação clínica, cirúrgica ou para parto normal, o teste será realizado no local desde que a gestante não tenha diagnóstico positivo prévio e nem realizado o teste entre a 37ª e 38ª semana de gestação. “Todas as gestantes do município, seja as que fazem o acompanhamento pelo SUS ou particular que se encontram entre a 37ª e 38ª semana de gestação, devem procurar a equipe de saúde do seu bairro, para realizar o agendamento do exame, sendo que a coleta será realizada no Laboratório Municipal”, explica a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe.

Em caso de sintomas gripais, independentemente da idade gestacional, a gestante deve procurar atendimento médico.

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Coronavírus em SC: Fapesc aprova cinco projetos de pesquisa e destina R$ 500 mil a estudos sobre Covid-19 no estado

O edital buscava estudos que apontassem soluções para o combate à epidemia e seus efeitos na sociedade e na economia.

Em três meses, PGE atuou em cerca de 270 ações judiciais e emitiu 36 pareceres jurídicos sobre Covid-19

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) atuou de forma judicial e administrativa para dar suporte às decisões do Poder Executivo e garantir o cumprimento das determinações para conter o avanço do novo coronavírus no Estado.