A variante na Cidade Juliana, contraída por um homem de 32 anos, é autóctone, ou seja, transmitida dentro do Estado.
Mais sete casos da variante brasileira do coronavírus foram identificados em Santa Catarina e um dos casos foi descoberto em Laguna. A variante na Cidade Juliana, contraída por um homem de 32 anos, é autóctone, ou seja, transmitida dentro do Estado.
Conforme investigação epidemiológica conduzida pelas secretarias de Saúde, desses sete casos, dois são considerados importados, com histórico de viagem para estados da região Norte (Acre), quatro são considerados autóctones (transmissão dentro de Santa Catarina) e um está em investigação de local provável de infecção.
Os sete novos casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) seguindo o fluxo da vigilância genômica nacional, o qual encaminhou as amostras para o Laboratório de Referência Nacional para Santa Catarina – a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, que realizou o sequenciamento genômico e encaminhou os resultados na sexta-feira (5).
Com esses sete novos casos, foram confirmados até este sábado (6) em Santa Catarina 17 casos da variante, sendo dez casos importados e seis casos autóctones e um em investigação de local provável de infecção.
Imbituba registra mais 67 casos em 72 horas
Já em Imbituba, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), através da Vigilância Epidemiológica, confirmou, entre sábado (06) e segunda-feira (08), 67 novos casos da Covid-19. Do total, 36 foram confirmados por exame laboratorial e, 31, por teste rápido.
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo está com os dez leitos ocupados, na lotação máxima. Outros 19 pacientes estão na enfermaria, no isolamento, 12 deles com quadro de coronavírus confirmado.
Vacinados
No município portuário, até a noite desta segunda-feira (8), 2.392 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19, de acordo com novo Boletim divulgado pela Prefeitura. Destas, 1.923 tomaram a primeira dose da vacina, e outras 469 foram imunizadas com a segunda dose da vacina.
Os casos da variante brasileira em SC são residentes dos seguintes municípios:
• Presidente Getúlio, 30 anos – feminino (importado)
• Presidente Getúlio, 36 anos – masculino (importado)
• Laguna, 32 anos – feminino (autóctone)
• Joinville, 39 anos – masculino (autóctone)
• Joinville, 55 anos – masculino (em investigação)
• Chapecó, 31 anos – feminino (autóctone)
• Chapecó, 52 anos – feminino (autóctone)