Um dos casos já foi identificado como sendo originalmente do município de Santa Rosa do Sul.
A Vigilância Epidemiológica de Santa Rosa de Lima divulgou nesta terça-feira (14), uma Nota de Esclarecimento em que explica, diferentemente do que tem sido divulgado pelo Governo do Estado, que o município não tem registrado, até o momento, nenhum caso comprovado de Covid-19.
Segundo a enfermeira Vanessa Pacheco, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, os relatórios emitidos da Secretaria de Estado da Saúde dão conta que Santa Rosa de Lima têm apresentado equivocadamente o número de dois casos da doença provocada pelo novo coronavírus. “Essas informações não estão corretas. Nós até conseguimos investigar um desses casos e descobrimos que ele é, na verdade, do município de Santa Rosa do Sul e que foi contabilizado equivocadamente como sendo do nosso município”, informa.
Vanessa ainda explica que os dados relacionados à epidemia de coronavírus no município são enviados diariamente à Secretaria de Estado da Saúde, via Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna). “Os dados do município são enviados à Amurel, que, por sua vez, repassa as informações de toda a região para o Governo do Estado. Já checamos junto à Amurel, e essa informação equivocada não está saindo de lá. Nós, então, já pedimos ao Estado que corrija essa informação”, destaca.
Confira abaixo a íntegra a Nota da Vigilância Epidemiológica de Santa Rosa de Lima:
“Nota de Esclarecimento
A Vigilância Epidemiológica do Município de Santa Rosa de Lima esclarece que, até a presente data, 14 de abril de 2020, não foi registrada na abrangência de seu território a ocorrência de qualquer caso positivo para Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).
O Governo do Estado, por meio de seus canais de comunicação, tem divulgado equivocadamente a ocorrência de dois casos positivos em Santa Rosa de Lima. Um desses casos já foi identificado como sendo originalmente do município de Santa Rosa do Sul, pertencente à Amesc (Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense). O segundo caso ainda não foi identificado de onde seria. Porém, a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria Municipal de Saúde reforçam que até o momento não há nenhuma notificação, seja de hospitais públicos ou de clínicas particulares da região, de Covid-19 para Santa Rosa de Lima.
Em março, o município chegou a apresentar dois casos suspeitos. Porém, após exames realizados pelo Lacen (Laboratório Central do Estado), os resultados deram negativo para coronavírus. A Secretaria de Estado da Saúde já foi comunicada deste erro e o município de Santa Rosa de Lima, agora, aguarda pela correção dos dados.
Por fim, a Vigilância Epidemiológica municipal solicita aos órgãos de imprensa da região e do estado, que têm desempenhado importante papel no combate a esta pandemia, que ao divulgarem informações a respeito do contágio em cada cidade, atentem para esta situação. Também, de imediato, o órgão se compromete a dar publicidade por meio dos canais de comunicação oficiais do município caso qualquer suspeita ou confirmação de Covid-19 ocorra na área de sua abrangência.
Santa Rosa de Lima, 14 de abril de 2020
Vigilância Epidemiológica Municipal
Secretaria Municipal de Saúde”