A campanha será realizada em uma etapa: de 10 a 19 de agosto. Serão testadas 641 amostras de moradores de Braço do Norte.
Braço do Norte realiza a partir deste segunda-feira, 10 de agosto, mais uma ação de combate à Covid-19. A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, fará um estudo de soroprevalência em Coronavírus (SARS-COV-2). O inquérito sorológico, que é uma campanha de testagem da população para a detecção de anticorpos do novo Coronavírus (Covid-19), vai identificar a atual situação epidemiológica no município.
Para uma distribuição homogênea da amostra em todos os bairros do município, a secretaria optou por calcular a amostra pelo total de pessoas cadastradas em cada Estratégia Saúde da Família (ESF) em relação ao total de habitantes do Município. Os participantes da pesquisa serão selecionados por meio de sorteio aleatório simples, utilizando-se o software SestatNet
Serão sorteados pelo número da Celk (sistema de informação utilizado pelo Município) onde consta a família cadastrada. Após o sorteio da família a mesma será contatada por telefone para seleção do membro familiar que será testado.
Conforme o secretário de Saúde, Sérgio Fernando Domingos Arent, o participante responderá uma pesquisa e será coletado um teste rápido que fornecerá o resultado entre 10 a 15 minutos. “O teste vai verificar se essa pessoa já entrou ou não em contato com o Coronavírus. Com o inquérito será possível identificar quantos casos da doença há de fato no Município”, explicou.
Para o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, a ação é de extrema importância, e vai contribuir no planejamento das ações de combate à Covid-19. “Realizaremos a partir desta segunda, dia 10, a testagem ativa por amostragem em todas as unidades de saúde, mais uma ação inovadora no enfrentamento à Covid-19”, encerrou.
A campanha será realizada em uma etapa: de 10 a 19 de agosto. Serão testadas 641 amostras de moradores de Braço do Norte.