Retirada de espécies localizadas em frente ao prédio da Prefeitura de Criciúma revoltou moradores do entorno.
O corte de árvores localizadas no entorno do Paço Municipal Marcos Rovaris, em Criciúma, causou indignação em quem mora nas proximidades do local. Pessoas que costumam utilizar o parque para caminhadas ou para a prática de outras atividades físicas não compreendiam sobre o que aconteceu no trecho. As espécies de eucalipto foram serradas durante essa sexta-feira (3), ficando apenas os galhos e as raízes espalhados pelo chão.
Para os moradores próximos, a atitude assumida pela Prefeitura de Criciúma e pela Fundação do Meio Ambiente do município – Famcri apenas trará prejuízos ao meio ambiente. “A nossa cidade já tem poucas árvores e as que têm eles cortam fora. É uma piada. Eu sempre venho caminhar por essa região aqui. Quando vi isso, não acreditei”, ressalta o advogado Rafael de Souza Giassi, que pretende ingressar com uma ação pública contra o caso.
Revitalização do estacionamento
A justificativa alegada pela prefeitura para o corte das espécies é que o local receberá obras de revitalização, como a ampliação do estacionamento em frente ao Paço Municipal. Entretanto, de acordo com a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato, por enquanto, apenas algumas árvores não-nativas podem ser retiradas do local. “Hoje (sexta-feira) a autorização foi apenas para o corte de eucalipto. As demais ainda estão sendo avaliadas pela equipe da Famcri”, explica.
Com informações do Portal DN Sul