Antônio Luiz Soratto, o Toninho, é corredor há 48 anos e utiliza a pista da Satc como seu local de treinamento
Nos últimos 48 anos Antônio Luiz Soratto, o Toninho, tem em sua vida uma grande paixão, a corrida. Em 1975, quando saiu de Criciúma para percorrer as ruas de Florianópolis em sua primeira prova, não sabia que o esporte estaria para sempre no seu dia a dia. O profissional que está na Satc há 30 anos é coordenador da Educação Física e em todo esse tempo de casa segue sendo inspiração para alunos, professores e colaboradores. Isso porque, Toninho faz seus treinos na pista da instituição de segunda à sexta-feira, sem falhar. Sua próxima prova, será a Corrida UniSatc 20 anos, no dia 19 de novembro.
O segredo do atleta para seguir no esporte é o respeito à saúde corporal e o sentimento do desafio. “A corrida para mim representa bem-estar, vitalidade e uma alegria tremenda. E para seguir praticando a corrida, o que vai te mover é o desafio de percorrer 3km, e aumentar para 5km e chegar até uma prova de meia maratona (21 km) como eu consegui chegar”, destaca o corredor.
Quem faz parte do Campus da Satc já viu ou acompanhou Toninho em seus treinos na pista de 400 metros, impondo ritmo e técnica. “Eu busco sempre ter uma boa performance de corrida, em cinco dias por semana eu me proponho a correr 12km e para mim passa voando. Na pandemia, eu não podia sair para a rua, então mantive meus treinos dando voltas em casa mesmo, completando até 20km. Até quando eu vou correr não sei, mas meu objetivo é nunca parar”, conta Toninho.
Não importa onde seja, na Avenida Centenário ou na praia, o maior significado é o prazer em correr. “O contato com a natureza é especial, estar correndo na praia e ver aquele mar bonito, o pôr do sol, nossa você vai longe. Ou até mesmo quando estou pensando na vida naquele movimento da avenida, analisando os afazerem profissionais, quando percebo já percorri grandes distâncias”, relata Toninho.
Corrida UniSatc
O próximo desafio de Toninho já tem data marcada, é no dia 19 de novembro, onde irá competir no percurso de 8km. “Essa prova vai ser em um excelente visual, com uma ótima organização para quem gosta de correr, e minha expectativa está grande. Meu objetivo é subir no pódio na minha categoria e correr bem dentro da nossa casa que é a Satc”, enfatiza o profissional.
A prova é aberta ao público e está com inscrições abertas no site da RSF Proeventos, responsável técnica pela organização.
No dia da prova, a largada será às 7h30, com categorias individuais masculinas e individuais femininas. Os atletas inscritos receberão o kit que terá o envelope com o chip e o número para colocar no peito e que servirá de identificação. Os adultos também terão a camiseta do evento.
Todos os participantes ganharão medalhas. Os primeiros cinco colocados em cada categoria, que é dividida por idade, receberão troféus.
O eterno técnico
Contando e relembrando sua história com a corrida, Toninho não pôde deixar de falar do seu eterno treinador, Euclides Jerônimo Ribeiro, referência do esporte em Criciúma. “Meu primeiro técnico foi o professor Euclides e ele segue nos acompanhando até hoje. A gente vai lembrando do passado que íamos para as provas de Chevette, Kombi velha e essa foi uma fase muito boa para mim e para o esporte local. Sempre falo dos parceiros que correm com a gente e que não estão mais entre nós, mas as lembranças sempre ficam”, relembra Soratto.
Com a voz embargada, o reconhecimento ao eterno técnico sempre estará com Toninho. “Na última corrida com o professor Euclides, faltavam 2km e ele estava me esperando na reta final da prova para minha surpresa. E ele estava lá falando ‘mantém o ritmo, não esqueça do braço e das pernas’. Então aquele apoio me deixou muito motivado e sigo com eterna gratidão ao meu primeiro treinador”, finaliza.