Evento, tradicional na região, integra programação da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Mais de 200 atletas romperam limites, na manhã dessa quinta-feira, na 16ª Corrida Rústica das APAEs da Região Carbonífera. O evento, realizado no Parque das Nações, integra a programação da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, iniciada dia 21 de agosto.
Além de promover momentos de lazer aos educandos, a iniciativa busca despertar a sociedade à inclusão. “É uma oportunidade para integrar e fazer a diferença, eles ficam muito felizes e ansiosos”, destacou o presidente da APAE de Criciúma, Márcio Thadeu de Menezes.
Mais de 30 categorias concentraram os atletas, conforme suas potencialidades. “A gente gosta de correr, treinamos muito para vir aqui”, exaltou Everlaine Machado Borges, aluna da APAE de Urussanga.
A emoção também esteve presente no evento. Lucas Peruchi, educando da APAE de Criciúma, encantou a todos no Parque ao cantar o hino nacional e o Hino do Excepcional. “Aprendemos muito aqui”, enalteceu.
Direitos, necessidades e realizações
A mobilização nacional tem, neste ano, como tema “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”. O intuito é fomentar a luta pelos direitos da pessoa com deficiência, que compreende as áreas escolar, trabalhista, familiar e social.
Em Criciúma, a programação especial segue até o próximo dia 30, com o evento recreativo “Cante e Dance”, no ginásio da entidade. Pela manhã, participarão os educandos de Forquilhinha. À tarde, estarão integrados os estudantes de Siderópolis e do Instituto Diomício Freitas.
Colaboração: Daniela Soares – Assessoria voluntária Apae de Criciúma
Veja mais fotos
[soliloquy id="237096"]