Os resultados comprovam aumentos de 40% na autoestima e 25% na felicidade, após a corrida.
Dados da Organização Mundial da Saúde – OMS destacam que os distúrbios de saúde mental são uma das principais causas de afastamento do trabalho, na Amarica Latina. Neste sentido, muitos distúrbios de saúde mental estão associados a redução da felicidade e autoestima, frequentes na sociedade atual, o que tem contribuindo para agravar o quadro clinico de 70% das doenças mentais.
Por outro lado, uma sessão de corrida pode contribuir para melhorar a saúde mental, mais especificadamente aumentar a felicidade e a autoestima. Foi o que apontou o estudo do professor do curso de Educação Física, do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, Luciano Acordi da Silva, publicado em parceria com outras instituições, no Journal of Physical Education and Sport em June 30, 2020.
Contexto do estudo
Um grupo de corredores jovens adultos foi submetido a avaliações de saúde mental antes e após uma sessão de corrida de meia maratona. Os resultados comprovam aumentos de 40% na autoestima e 25% na felicidade, após a corrida. Na pratica o estudo sugere que uma sessão de corrida seja capaz de aumentar a felicidade e a autoestima de jovens e adultos, abrindo portas futuras, para prevenção ou tratamento de distúrbios de saúde mental, bastante frequentes em nossa sociedade. Entretanto mais estudos são necessários.