O programa de atenção social leva alegria, conforto e interação, mudando a rotina de quarentena das pessoas da Melhor Idade, em isolamento por conta da pandemia de coronavírus.
O Governo de Lauro Müller, através da Secretaria de Assistência Social, já realizou 49 visitas para idosos, dentro da Corrente do Bem. O programa de atenção social leva alegria, conforto e interação, mudando a rotina de quarentena das pessoas da Melhor Idade, em isolamento por conta da pandemia de coronavírus.
A interação proporcionada pela visita em domicílio faz parte dos objetivos do programa, lançado no final do mês de maio. A ação é organizada pela Secretaria de Assistência Social e pela coordenação dos Grupos de Idosos Vida e Alegria, em parceria com a Comissão Municipal de Esportes (CME). A Escuta Solidária, realizada antes e depois das visitas, quer compreender cada idoso no contexto da vida em família, notando os sentimentos e necessidades individuais, levando conforto durante o distanciamento social.
Nas últimas semanas, a interação – além das visitações, é feita pela internet, com vídeos produzidos e distribuídos com atividades físicas e dicas de nutrição. Muitas pessoas da Melhor Idade também recebem a visita da equipe no dia do aniversário, com música trazida por participantes do projeto Lauro Music.
Segundo os organizadores do projeto, o distanciamento social afeta a rotina das pessoas e compromete a vitalidade daqueles idosos mais ativos. Aqui entra a importância de manter bons hábitos, como dormir, se alimentar de forma saudável e praticar atividades físicas. Os exercícios físicos são benéficos na luta contra o coronavírus, pois ajudam nas funções imunológicas, reduzem a inflamação e auxiliam as funções mentais e emocionais.
Dentro das ações, o projeto também vai identificar possíveis casos de depressão, violência doméstica ou abusos contra os idosos e encaminhar para a rede de atendimento social e de saúde pública. A ação também fará visitas e acompanhamentos para idosos que não fazem parte dos Grupos Vida e Alegria. Para isso, basta ligar para 3464-4780.
Cerca de 300 pessoas fazem parte dos Grupos de Terceira Idade Vida e Alegria, em Lauro Müller.