João Schwambach (MDB), de 59 anos, foi assassinado na noite de quarta-feira, próximo ao prédio da prefeitura municipal.
O corpo do prefeito João Schwambach (MDB), de 59 anos, é velado na manhã desta quinta-feira (9) no Salão Paroquial da Igreja Matriz, em Imbuia, no Vale do Itajaí.
Schwambach foi assassinado a tiros próximo ao prédio da prefeitura municipal na tarde de quarta-feira. O velório ocorre até as 16h. Depois, haverá uma celebração de corpo presente na Igreja Evangélica de Samambaia.
A administração decretou luto oficial de três dias no município. As repartições públicas municipais de Imbuia vão estar fechadas nesta quinta.
João Schwambach foi vereador por dois mandatos, vice-prefeito duas vezes no município e estava em seu primeiro mandato como prefeito. Ele era casado e deixa seis filhos, quatro mulheres e dois homens.
Suspeito segue internado
Segundo a polícia, o principal suspeito pelo crime é um homem que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul.
De acordo com o delegado regional Valério Farias, as primeiras informações apuradas apontam que ele teria tentado tirar a própria vida após atirar contra o prefeito, mas foi socorrido pelo filho.
De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, ele deu entrada na unidade por volta das 22h de quarta-feira, após ter sido transferido do Hospital Bom Jesus de Ituporanga, para onde foi levado inicialmente. O estado de saúde não foi informado.
Até as 8h30 desta quinta-feira, não havia informações sobre a motivação do crime. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Imbuia.
Vice-prefeito assume
O secretário de administração de Imbuia, Neri Firmino, afirma que chegou a ouvir um barulho semelhante a tiros quando saía da Prefeitura. Ele recebeu a ligação informando a morte do prefeito cerca de 40 minutos depois.
“Naquele momento, a comunidade e as pessoas que estavam aqui não sabiam a inda do disparo. achavam que havia infartado ou algo nesse sentido. Conversando com alguém ali, alguém comentou ‘olha, falaram que parece que atiraram no prefeito’ e eu disse ‘então é verdade, porque eu escutei dois estampidos’. Nós fomos para as câmeras e detectamos o ocorrido”, contou.
Conforme o secretário, os secretários devem se reunir nesta quinta com o vice-prefeito do município, Amilton Machado. “Com muito empenho, a gente vai dar continuidade aos objetivos que ele tinha”, disse o secretário.