O Corpo de Bombeiros Militar de Orleans formou, nesta quinta-feira (20), mais uma turma do Curso Básico de Atendimento a Emergências – CBAE. Desta vez, foram 27 novos agentes comunitários de proteção civil nível 1 e brigadistas voluntários.
O curso oferecido gratuitamente tem o objetivo de preparar pessoas da população em geral para saber atuar em situações de emergência. As aulas foram realizadas de 28 de março a 9 de maio, com carga horária de 40 horas/aula. O Corpo de Bombeiros Militar visa formar uma cultura de prevenção, de antecipação de riscos e de disseminação de conhecimentos. Com isso, é possível oferecer mais segurança e proporcionar melhoria na qualidade de vida.
Também na solenidade, foram promovidos a junior classe 2 e 3 oito bombeiros comunitários. Eles receberam a promoção por mérito intelectual e merecimento, tendo em vista serviços prestados em 2015 e 2016, auxiliando a comunidade orleanense.
A mesa de autoridades foi composta pelo comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar, 1º tenente BM André Correa de Araújo; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Orleans, 2º tenente Henrique José Schuelter Nunes; o prefeito de Orleans, Jorge Koch; o juiz da Comarca de Lauro Muller, Luiz Carlos Vailati Júnior; o reitor do Unibave, Elcio Willemann; e o empresário Delton Baggio, apoiador do Corpo de Bombeiros do município.
“Vocês são voluntários para colaborar com a causa do Corpo de Bombeiros. Neste momento de escassez de efetivo, quando o Estado não contrata o bombeiro militar, é necessário preencher esta lacuna na própria comunidade. Através deste serviço voluntário que vocês prestarão com paixão. Vocês que saíram de casa para fazer o curso, para esta formatura, abdicam do tempo livre de vocês para ajudar ao próximo. É disso que a sociedade precisa. Parabéns!”, destacou o prefeito.
Academia funcional é inaugurada
A cerimônia ficou marcada também pela inauguração da academia funcional. O ambiente será utilizado para a prática de exercício físico direcionado à atividade exercida. “Em tempos de uma escassez de efetivo preocupante, o investimento em prevenção é fundamental. Para isso, faz-se necessária a utilização das técnicas mais atualizadas, equipamentos de alta qualidade e condicionamento físico acima da média. Treinamentos periódicos são realizados, sempre focados nas demandas existentes no território atendimento”, explicou o cerimonialista.
O Fórum da Comarca de Lauro Müller contribuiu financeiramente para a aquisição dos equipamentos da academia. Isso se deu por meio de recursos de transações penais e penas pecuniárias. Além disso, houve investimento conjunto com o Corpo de Bombeiros de Orleans, no valor aproximado de R$ 8 mil.
Cada bombeiro será submetido a avaliação física. Posteriormente, será elaborado um programa individualizado de treinamentos físicos periódicos. O intuito é que cada uma atinja o seu máximo de capacidade física. Com isso, será possível melhorar a qualidade do serviço prestado, mesmo com o efetivo reduzido. A prática será útil também para diminuir o número de afastamentos decorrentes de lesões em serviço.
“É sempre uma grande satisfação vir até Orleans e visitar essa instalação, que está cada melhor e mais bonita. A academia inaugurada hoje é muito funcional e será muito bem utilizada pelos bombeiros. O preparo físico é fundamental para que nossos guerreiros possam ser ainda mais resistentes nas ocorrências. É uma academia que já nasce como modelo para outros quarteis no estado. Agradeço ao Poder Judiciário, na pessoa do doutor Luiz Carlos Júnior, que fez a doação. Parabéns ao tenente Schuelter e sua equipe pelo empenho na compra e por ter buscado estes recursos”, reconheceu o comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar.
“Parabenizo a todos os bombeiros comunitários promovidos na data de hoje, haja vista que a promoção reconhece a doação do tempo de descanso em prol do voluntariado. Para ajudar a sociedade fazendo o que há de mais nobre, que é salvar vidas. Parabenizo, por fim, os formandos do curso, que também doaram seus tempos de repouso e abdicaram estar com seus parentes e pessoas queridas para se capacitarem e estarem aptos para enfrentar situações adversas. Conclamo aos senhores continuarem se aperfeiçoando e trilharem seus caminhos rumo ao sonho de ser um bombeiro comunitário”, concluiu o 1º tenente BM André Correa de Araújo.
[soliloquy id="232290"]