Segurança

Corpo de Bombeiros celebra 50 anos de instalação em Criciúma

Evento foi realizado no Auditório Ruy Hulse, na Unesc

Livro “50 anos dedicados a salvar vidas” escrito pelo coronel PM RR Milton Antônio Lazzaris, comandante de honra do CBMSC / Fotos: Manuela Silva

Os 50 anos do Corpo de Bombeiros Militar em Criciúma foram relembrados em uma solenidade que contou com a presença do primeiro comandante, bombeiros militares que chegaram no quartel no primeiro dia de funcionamento da corporação no município e autoridades. O evento foi realizado no Auditório Ruy Hulse, na Unesc.

Desde o primeiro dia de funcionamento o quartel foi instalado na Rua Dolário dos Santos – onde hoje a estrutura está sendo reconstruída, e, segundo o primeiro comandante, a rua era sem saída, rodeada por mato. “Nós chegamos e não tinha uma estrutura adequada, fomos, com o tempo, buscando a instalação e divulgando nosso serviço na cidade. Isso porque na época não existia telefone, os primeiros chamados para ocorrência foram feitos por taxistas”, relembra o tenente-coronel PM RR, Francisco de Assis Vitovski.

No início os mesmos bombeiros militares faziam atendimento de Criciúma a Passo de Torres, atualmente o serviço foi expandido, e o que era realizado por dez militares hoje é de dividido em nove quartéis operacionais e três seções de segurança contra incêndio (SSC-I).

“Todos deixaram um pouquinho de si para a construção do nosso quartel. Me sinto honrado em poder relembrar e comemorar cada vitória com os primeiros que chegaram aqui e os que estão na ativa hoje. Os senhores fazem com que nossa história seja respeitada e, por isso, agradecemos e contamos com vocês para que a data seja comemorada muito mais anos”, enfatiza o atual comandante, tenente-coronel BM Henrique Piovezam da Silveira.

O comandante-geral do CBMSC, coronel BM Marcos Aurélio Barcelos, esteve presente no evento e relembrou os anos em que atuou no município. “Eu falo com o coração, porque faço parte dessa história. Muito do que sei da profissão aprendi aqui, olhando para a plateia vejo militares no qual já tive a honra de trabalhar diariamente. Que possamos continuar revivendo nossa história”, afirmou.

O evento contou ainda com o lançamento do livro “50 anos dedicados a salvar vidas” escrito pelo coronel PM RR Milton Antônio Lazzaris, comandante de honra do CBMSC. A obra reúne todos os acontecimentos da corporação em Criciúma, desde ocorrências, conquistas e dificuldades enfrentadas.

Novos Bombeiros Comunitários à disposição da corporação

Outro ato realizado durante a cerimônia foi a formatura do Curso de Bombeiros Comunitários, no qual pessoas da comunidade aprendem e vivenciam a rotina da corporação e, após sete meses de curso, ficam à disposição da instituição para auxiliar em ocorrências.

No total, 19 bombeiros comunitários foram submetidos as provas e mais de 400 horas de estágio operacional.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Feirão Roluza sorteia 11 vale compras em comemoração ao aniversário da loja

A loja está repleta de novidades para atender o movimento de fim do ano, com reposição semanal. Quem comprar na Roluza concorrerá a um carro 0 km.

Polícia Civil apresenta dados positivos na repressão de roubos em Criciúma com prisões realizadas e criminosos identificados

Comparado com 2018, os dados indicam redução de roubos com uso de arma de fogo, roubos em residência e roubos com mais de três autores, com estabilização da quantidade de roubos gerais.

Morador é executado com cinco tiros em Criciúma

Segundo informações, a vítima saiu recentemente do presídio e possui passagens por pedofilia e estupro de vulnerável.