Segurança

Coronel Fabiano de Souza é novo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina

Foto: Divulgação/CBMSC

Nesta segunda-feira, 02, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou a passagem do Comando-Geral da corporação. O coronel Hilton de Souza Zeferino deixa a função, agora assumida pelo coronel Fabiano de Souza.

A solenidade, que aconteceu no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), na Capital, foi acompanhada pelo novo governador Jorginho dos Santos Mello.

O coronel Hilton de Souza Zeferino foi homenageado, recebendo a bandeira que representa o Comando-Geral. Além disso, foi realizado o descerramento da foto que será exposta na galeria de ex-comandantes da corporação e ainda recebeu a espada do Comandante-Geral, que representa a paixão pela corporação. O coronel Hilton também foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, a mais elevada honraria do CBMSC.

O coronel Fabiano de Souza, após a assumir o cargo, passou em revista à tropa, que estava em forma e, ao final da solenidade, o grupamento desfilou em homenagem ao novo Comandante-Geral.

Conheça o Coronel Fabiano

Natural de Florianópolis o coronel Fabiano incluiu na Polícia Militar de Santa Catarina em 03 de março de 1997, declarado Aspirante a Oficial em 05 de maio de 2000.

É graduado em Direito, especialista em Direito e Processo Civil, em Gestão Pública com ênfase à Atividade de Bombeiro Militar e mestrado profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental.

Fez a especialização de bombeiros para Oficiais em 2005, Comando e Estado-Maior em 2013 e de Altos Estudos Estratégicos em 2018.

Durante a carreira, atuou nas mais diversas áreas administrativas e operacionais, internas e externas à corporação, com destaque para: comando da 3ª companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar em Rio do Sul; ajudante de ordens e ajudante-geral do CBMSC; chefe da assessoria do Corpo de Bombeiros Militar no Tribunal de Justiça; gerente de operações da Diretoria de Resposta a Desastres; diretor de prevenção e secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina.

Como principais títulos e condecorações destacam-se: o título de “cidadão rio-sulense”, pela Câmara Municipal de Rio do Sul; as medalhas de Mérito por Tempo de Serviço bronze e prata, correspondentes a 10 e 20 anos de serviço militar; as medalhas de Mérito Bombeiro Militar bronze, prata e ouro; medalha Mérito Colombo Machado Salles da Defesa Civil Estadual; medalha Grau Cavaleiro de Mérito da Defesa Civil Nacional; medalha Alferes Tiradentes, concedida ao primeiro colocado do Curso de Formação de Oficiais e a medalha presidente Getúlio Vargas, concedida ao primeiro colocado do Curso de Altos Estudos Estratégicos.

Notícias Relacionadas

Treinamento Básico de Atendimento a Emergências está com inscrições abertas em Urussanga

Confira as irregularidades apontadas em perícia de hotel atingido por incêndio em Santa Catarina

Corpo de Bombeiros de Santa Catarina buscam por família atingida por deslizamento no RS

Criciúma é “beneficiado” com empate entre Juventude e Cuiabá

Juventude e Cuiabá empataram em 1 a 1, no Jaconi